No mundo cada vez mais digital e competitivo dos negócios, a capacidade de atrair, converter e reter clientes se tornou fundamental para o sucesso de qualquer empresa.
Neste cenário desafiador, o Inbound Marketing emergiu como uma abordagem revolucionária para alcançar resultados excepcionais. No material a seguir, apresentaremos a história de sucesso da Gatti que apostou nessa estratégia poderosa e obteve um excelente Retorno Sobre Investimento (ROI).
Vamos lá? Continue a leitura!
Sobre a Gatti Química
A Gatti Química é uma empresa certificada que desenvolve produtos químicos para limpeza e higienização. Seus itens têm maior eficácia e são focados para limpezas difíceis e específicas.
É bem conhecida no mercado pela tradição, qualidade e produtos clássicos como o Metasil: um limpador para ar condicionado que se tornou sinônimo de marca em todo Brasil.
Após a pandemia, a Gatti passou a atuar em sua linha “Institucional”, dirigida à limpeza de espaços que têm grande circulação de pessoas e empresas de facilities que precisam de itens de limpeza para prestar seus serviços.
Os desafios
A Gatti conta com um grande portfólio de produtos que apresentam diversas ou até as mesmas aplicações. Por isso, existiam diferentes mercados a serem explorados.
Havia queda de recompra e vendas de produtos de refrigeração que sempre foram o carro chefe do negócio.
Com a necessidade de expansão da presença de mercado, era muito importante educar o público a respeito da grande possibilidade e variedade de aplicação dos produtos.
As soluções
Após briefing e auditoria, a jornada da persona foi criada e co-relacionamos com os funis de marketing e vendas. A partir da média histórica do KPI e métricas de qualidade, passamos a entender os steps e o quão saudável estava essa operação.
Com o RD Station Marketing, monitoramos a volumetria de leads e otimizamos a ação de venda.

Fluxos Criados. Fonte: RD Station Marketing.
De modo geral:
- Otimizamos o tráfego e também a página de destino do domínio;
- Por meio de uma Landing Page (LP), geramos leads em momentos de consideração de compra e os qualificamos com os campos do formulário;
- Criamos fluxos de retorno de oportunidade para os segmentos voltados às linhas institucional e de refrigeração;
- Implementamos LPs e materiais ricos para outras etapas do funil;
- Com ajuda do RD Station CRM, desenvolvemos fluxos de nutrição para motivos de perda, como: frete, sem contato e recompra.
Os resultados
Com o suporte da estratégia de Marketing de Conteúdo, construímos conteúdos que resultaram na educação da persona sobre a variedade de aplicação dos produtos da Gatti. A partir do Blog, indexamos nas primeiras posições do Google, termos de alta relevância para estratégia, como:
- produtos para limpeza de ar condicionado (1ª posição);
- detergente ácido (1ª posição);
- limpeza de coifa industrial (1ª posição);
- desinfecção hospitalar (3ª posição);
- incrustação (3ª posição).
A partir do trabalho de Inbound Marketing, aumentamos a geração de leads em 737,81% — saindo de 283 leads gerados em 2022, para 2.371 em 2023.
Sobre a análise de dados comerciais, o cliente fazia um aferimento geral dos resultados, compilando todas as informações de faturamento dos múltiplos canais em um único resultado.
Com a evolução da parceria conseguimos mostrar o valor e a importância de ter esses dados de forma mais transparente, destacando os canais ligados ao projeto.
No CRM, foram criadas 5.528 oportunidades de negócio (de janeiro a novembro de 2023). Dessas oportunidades, foram marcadas 2.721 vendas.

Negociações e Ciclo de Vendas. Fonte: RD Station CRM.
De modo geral, conseguimos alcançar um Retorno de Investimento (ROI) de 160% a partir da aplicação da estratégia.
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