Entenda a importância do SEO para o e-commerce

De acordo com pesquisa do SEO Trends 2020 Brasil e América Hispânica, o tráfego orgânico teve crescimento de até 38,1% com as técnicas de SEO.

Atualmente, as técnicas de SEO têm se tornado cada vez mais conhecidas! Você sabe o porquê? Essa técnica é indispensável para qualquer negócio ou site. 

Quando falamos sobre e-commerce e vendas por meio da internet, o mercado tem sido muito competitivo, visto que, com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas perderam os seus cargos e buscam empreender de alguma forma para gerar renda. 

Por isso, no conteúdo de hoje, a GMZ.MOKE te mostra como inserir o SEO para e-commerce no seu negócio! Nesse post você vai aprender como aumentar o seu tráfego, vender muito mais e fazer com que a sua marca seja destaque entre as outras. 

Vamos começar? Boa leitura! 

O que é o SEO para loja virtual? 

SEO para loja virtual ou SEO para o e-commerce, nada mais é do que a prática das técnicas de SEO em lojas virtuais, sites transacionais, tudo que venda algum tipo ou categoria de produto.  

O SEO, em geral, tem como objetivo principal melhorar e utilizar de estratégias para o posicionamento orgânico de um site se tornar melhor e ter mais alcance nos resultados dos mecanismos de busca, onde o Google se encontra como o maior de todos eles.  

Assim, o SEO para e-commerce auxilia desde a implementação de otimizações, até um reconhecimento maior da marca e aumento de tráfego. Consequentemente, você aumenta os seus negócios e vende muito mais. 

Muitos fatores podem ser considerados quando falamos sobre otimização, como reparações técnicas, usabilidade, conteúdo, ações externas e até mesmo as ações de branding e assessoria de imprensa devem ser levadas a sério. 

Qual é a relevância do SEO para o e-commerce? 

O SEO é uma técnica fundamental para qualquer tipo de negócio, basta analisar o que mostram os dados de utilização dele dentro das empresas de Marketing Digital: 

  • Produção de Conteúdo para Blog- 19,6% 
  • Pesquisa de palavras-chave- 17,6% 
  • On Page- 13,3% 
  • Atualização de Conteúdo- 12,3% 
  • Otimizações para mobile- 9,7% 
  • Linkagem interna- 8,8% 
  • Experiência de usuário (UX)- 7,8% 
  • Link building- 6,7% 
  • Guest blogging- 2,1% 

Agora, observe os dados sobre o sucesso do SEO:

  • De acordo com estudo do Conversion, os brasileiros confiam 77% mais em busca orgânica do que em links patrocinados.
  • Segundo pesquisa do Hubspot, cerca de 75% dos usuários que fazem pesquisas através do Google não chegam nem mesmo até a segunda página de resultados.
  • A edição de maio do Relatório E-commerce Brasil apontou que somente em abril, a busca orgânica foi responsável por 29,1% do tráfego direcionado ao comércio eletrônico no país.
  • De acordo com números da Pesquisa Consumidor Digital 2020, 62,5% das pessoas que fazem compra pela internet, realizam algum tipo de pesquisa no Google sobre marcas ou até mesmo produtos das quais elas mais têm interesse.

Mas, afinal, como é o processo do SEO? 

Já ficou bem claro a importância e os dados de sucesso que o SEO tem atingido, né? Então, agora vamos entender de forma mais prática sobre os processos dessa técnica, dando início através dos mecanismos de busca! 

Sobre o Google 

O Google funciona da seguinte maneira: para que ele possa exibir os sites mais importantes na sua página de resultados, também chamada de SERP, ele utiliza de uma sequência de regras, que também pode ser chamada de algoritmo.

O algoritmo seleciona as páginas mais interessantes da internet e, após fazer essa seleção, os hierarquiza de acordo com a ordem de relevância para cada pesquisa feita por meio do Google.

Esse processo passa pelas seguintes etapas: 

  • Rastreamento 
  • Armazenagem de dados 
  • Classificação dos sites 

Ou seja, os sites escolhidos são rastreados pelo Google, também chamado de Googleot, armazenado no banco de dados index e classificado. Já a classificação, depende de uma série de fatores, como ranqueamento e até mesmo um cálculo de classificação. 

Que caminho devo seguir para fazer o SEO para e-commerce? 

Sabemos que pode parecer muita informação e algumas pessoas podem achar muita coisa, mas a GMZ.MOKE vai te mostrar em alguns passos tudo o que você deve fazer para utilizar essa técnica! 

A primeira dica, é fazer um estudo geral sobre o mercado em que você atua nos dias de hoje. Pense em melhorias, metas e principais características. 

Tendo isso feito e em mãos, você já vai conseguir identificar de forma mais clara e melhor as suas oportunidades de otimização, pois já terá claro os principais pontos de negócio. 

Faça uma pesquisa de palavras-chave 

Agora, você precisa fazer uma pesquisa de palavras-chave! Ela é uma das principais e mais conhecidas características do SEO e vai te ajudar a estabelecer os seus objetivos.

Etapa da otimização! 

Existe uma técnica de pirâmide de SEO, que ajuda a definir de forma mais clara as etapas de otimização: 

  • UX;
  • CONTEÚDO;
  • SEO TÉCNICO.

SEO Técnico 

Vamos começar falando do SEO Técnico, que é a base da pirâmide! O SEO técnico é muito importante, justamente porque ele garante a indexabilidade, permitindo que o Google consiga encontrar o conteúdo.

O SEO técnico também está associado ao SEO on Page, parte que cuida do preenchimento de toda essa estrutura técnica, com conteúdos e algumas informações sobre melhor experiência de navegação. 

Uma boa dica é tentar estabelecer um tempo somente para fazer uma auditoria completa, o tempo que isso vai levar pode variar de site para site, alguns toda semana, outros mensalmente, ou até mesmo a cada três meses. 

Existem algumas dicas importantes para você melhorar o SEO técnico do seu site! Veja as principais: 

URLs 

Ao contrário do que muitos pensam, as URLs não servem apenas como um endereço eletrônico. Além disso, ela comunica ao usuário e também ao algoritmo do Google, quais são os principais assuntos da página, sugere informações adicionais, entre outras coisas.  

Meta descrição e título 

Se você quer que o Google entenda melhor o seu site, uma boa forma de fazer isso é utilizar essas tags para que ele consiga fazer isso, e assim, você também pode aumentar o seu CRT na página de resultados. 

Heading Tags 

Outra dica muito útil é usar as heading tags! A hierarquização do conteúdo auxilia muito a entender qual está sendo o assunto abordado na página, por isso, os marcadores H1, H2 e H3 são tão relevantes. Vamos ver um pouco mais sobre eles:

H1: É a tag mais necessária de todas, já que ela é o título de um conteúdo.

H2: O H2 é o subtítulo, algo que complemente o título, mas, explique um pouco mais sobre um tópico do conteúdo. 

H3: O H3 já se trata dos títulos menores que são inseridos dentro do H2.

E assim por diante! As tags podem ir do H1 ao H6, de mais relevante para menos relevante.

Imagens 

Um ponto importante ao subir a imagem de um conteúdo é respeitar seu tamanho, o ideal é que seja sempre abaixo de 100kb, juntamente com a alt tag descritiva. 

Conteúdo 

Agora, vamos falar de um dos fatores mais importantes dessa pirâmide: o conteúdo!

O conteúdo é extremamente importante no SEO par e-commerce, pois de nada adianta você seguir todas as dicas e investir seu tempo nisso, se o seu leitor não se interessar pelo que você está escrevendo. É por meio do conteúdo que você conquista o seu leitor e faz com que ele seja atraído pelo seu negócio. 

Mas, afinal, como escrever um bom conteúdo? 

Um conteúdo que chama a atenção não é aquele focado só no lado comercial! Ele precisa ser informativo, de um jeito que conquiste o seu leitor, para assim você acrescentar informações comerciais. A união de conteúdo e informações sobre o seu negócio, é a técnica perfeita de SEO!

Além disso, não basta apenas o seu conteúdo ser informativo. Ele tem que passar algo bom para os seus clientes, proporcionar uma experiência positiva, ou seja, influenciar de fato o pensamento de quem está lendo aquele texto.  

Existem alguns tipos de produção de conteúdos específicos para SEO! Quer conhecer cada um deles? Continue com a gente: 

Descrição dos produtos 

O nome já diz tudo! É o tipo de conteúdo em que você descreve muito bem os seus produtos, de forma que os seus clientes não tenham dúvida sobre o que querem comprar.

Invista nesse tipo de texto e durante sua produção, tire todas as dúvidas que as pessoas possam ter! É uma boa forma de conquistar novos clientes. 

Invista em conteúdo em várias plataformas

Já ouviu falar em conteúdo multimídia? Seja qual for seu ramo de atuação, produzir vídeos sobre o assunto vai interessar mais o seu público.

Especialmente quando falamos de compras, as pessoas costumam gostar de saber mais sobre aquilo em que estão investindo. 

Inclua avaliações

Segundo Pesquisa Consumidor Digital 2020, 96,2% dos consumidores on-line costumam analisar avaliações de outras pessoas antes de fazerem suas próprias compras! E ainda, 53,2% dessas pessoas consideram que a opinião de outros clientes sobre o produto é válida durante toda a experiência de compra. Ou seja, incentive os seus clientes a avaliarem os seus produtos, isso pode trazer um retorno muito positivo, além de ser um fato que eles vão considerar na hora de adquirir algo da sua empresa. 

UX – Experiência do usuário 

E finalmente, chegamos ao topo da pirâmide!

Depois da implementação total do Google Page Experience, uma atualização do Google que tornou o UX como um novo fator de ranqueamento, abordar sobre a experiência do usuário se tornou algo muito importante.

Assim como um bom conteúdo, é essencial oferecer uma boa experiência para os usuários e isso pode se tornar a garantia de que ele retorne! Afinal, quem é que tem paciência de entrar em um site que só apresenta problemas e lentidão?

As novas diretrizes de qualidade do Google definiram quando uma experiência de usuário é considerada boa ou não: 

  • O site é mobile-friendly 
  • O tempo de carregamento da página está abaixo de 2,5 segundos 
  • O tempo de resposta para a ação do usuário é de até 100 milissegundos 
  • Não existem anúncios intrusivos que atrapalhem a leitura ou até mesmo a visualização 
  • Obter boas notas em todos os Core Web Vitals 

O seu site está de acordo com os fatores mencionados acima? Se não está, vale a pena investir mais em uma boa experiência de usuário, pois ela é indispensável para as técnicas de SEO e podem proporcionar bons resultados dos seus clientes. 

Cuidado para não cometer erros! 

Chegando ao fim do nosso conteúdo, gostaríamos muito de mostrar alguns dos erros mais comuns que sempre são cometidos, fique atento com alguns deles em seu site!

  • Faça com que o seu conteúdo seja inédito e original! Nada de apenas copiar de outro site.
  • Não coloque links quebrados! Garanta que o link que você colocou vai abrir um conteúdo normalmente.
  • Não compre ou troque links! Punições sérias podem acontecer por isso.

Principais ferramentas para SEO 

E claro, não poderíamos finalizar sem indicar para vocês as melhores ferramentas de SEO:

Fim do estudo sobre SEO! 

Se você chegou até aqui, muito obrigado! Agora você já está por dentro das principais técnicas de SEO e porque ele pode ser tão importante para o seu e-commerce ou negócio!

É importante lembrar que o SEO é uma técnica contínua, você deve seguir investindo nela para que os bons resultados possam aparecer! Além disso, é uma técnica que, assim como toda a era digital, está mudando, crescendo e evoluindo, portanto, cabe a nós estarmos sempre atualizados e preparados para atuar no mercado digital.

Esperamos que esse conteúdo possa fazer a diferença no seu negócio e que abra novas oportunidades, clientes e experiências! 

A GMZ.MOKE considera o SEO como uma das técnicas primordiais no desenvolvimento de nossos trabalhos e por isso compartilhamos esse conteúdo com nosso público!

E você? Utiliza de alguma técnica que te proporciona clientes satisfeitos dentro da sua empresa? Comente aqui embaixo e compartilhe esse conhecimento com a gente, vamos adorar saber! 

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