A gestão de pessoas é um processo amplo e muitas vezes visto como administrativo ou até  mesmo subjetivo e intangível, mas é preciso considerar que aqueles que trabalham no seu negócio, são os responsáveis, diretos e indiretos, por mantê-lo ativo e funcional. 

Sem o cuidado e o engajamento correto das pessoas, até mesmo as melhores estratégias se perdem, dessa forma, é preciso entender o quanto e como essa gestão, em especial, produz impactos na organização e por consequência no negócio de forma geral.

O que é a gestão de pessoas?

benefícios da gestão de pessoas

De forma muito simplista, a gestão de pessoas é um conjunto de técnicas, ferramentas e conhecimentos que buscam entender, modificar e aprimorar as pessoas, no âmbito organizacional, visando promover estruturas de trabalho adequadas, satisfação e crescimento para seus profissionais. Trata-se de uma junção de diversas ciências, como: administração, psicologia e sociologia.

A gestão de pessoas ocorre a partir de toda e qualquer interação com as pessoas no âmbito organizacional. Essa jornada deve ser entendida desde o contato inicial para o processo de recrutamento e seleção até os procedimentos de rescisão do vínculo de trabalho, com objetivo de promover a melhor experiência possível para o colaborador, o que gera mais propensão aos resultados almejados pelo negócio de forma integral. 

A gestão de pessoas deve sempre buscar pelo bem-estar, engajamento e motivação dos colaboradores, pelo alinhamento contínuo com os objetivos organizacionais e pela promoção de ambiente adequado para performance, a partir de estímulos humanizados e estratégicos. Assim, existem diversos processos que contemplam a atuação para a gestão de pessoas:

  • Na provisão de pessoas – Recrutamento, seleção e Employer branding
  • Para a aplicação de pessoas – Engenharia de cargos, job description, organograma, onboarding e cultura organizacional
  • Nos processos de remuneração e manutenção das pessoas – Folha de pagamento,  encargos, benefícios e estrutura de trabalho
  • Para a retenção de pessoas – Processos de comunicação, endomarketing, satisfação interna, qualidade de vida no trabalho, gestão de conflitos, motivação e engajamento
  • Para o desenvolvimento e monitoramento das pessoas – Plano de carreira, treinamento & desenvolvimento, aprimoramento de liderança, desenvolvimento de equipes, avaliação de desempenho, pesquisa de clima, People Analytics, entre outros 

É preciso ter uma equidade, ainda que simplista, diante de cada processo. Não é viável ter a melhor atração de pessoas se não será possível mantê-las ou ter os melhores benefícios se a liderança não atua de maneira coerente. 

A dica mais valiosa nesse contexto é pensar em processos que sejam viáveis, sustentáveis e que mantenham uma boa estrutura entre si para poderem ser modificados e mantidos diante das mudanças e dos desafios do negócio. Os princípios norteadores devem considerar o propósito do negócio, seus valores e sua visão.

Qual a importância da gestão de pessoas?

importância da gestão de pessoas

A gestão de pessoas compõe o contexto estratégico das empresas e são preditivas e determinantes do desenvolvimento e da sustentabilidade do negócio. 

Todo projeto deve considerar escopo, tempo, custos, qualidade, riscos, recursos humanos e financeiros, comunicação e satisfação das partes interessadas. Assim, é imprescindível que para obtenção de resultados favoráveis as pessoas precisem estar alinhadas e preparadas para o desafio e a realização diária de ações que propiciem entregas e resultados.

A relevância de uma boa gestão de pessoas está na capacidade que a empresa tem de favorecer e otimizar esse recurso de forma eficiente e saudável, criando inclusive, diferenciais competitivos por meio do seu capital humano.

Sem uma boa gestão de pessoas o negócio corre o risco de ter uma baixa nos indicadores relacionados às pessoas, o que pode gerar limitações ou mesmo fragmentações para a organização, como a diminuição da taxa de aderência ao perfil da empresa em processo de seleção, aumento dos custos e tempo  de  contratação, elevação dos índices de rotatividade (turnover) e absenteísmo, reclamações e passivos trabalhistas, nos custos de  treinamento  por  colaborador, entre outros. Tudo isso pode afetar a moralidade e o valor percebido sobre a empresa. 

Assim, é recomendado que haja uma sensibilização e conscientização do negócio sobre o cuidado com as pessoas, de como é a percepção interna e externa sobre a gestão de pessoas e os determinantes que devem estar em constante foco.

Como desenvolver uma boa gestão de pessoas? 

A gestão de pessoas é um processo contínuo movido por ações, ao longo do tempo, que visam construir a experiência adequada para o profissional e uma conexão singular com o propósito do negócio, está para além dos processos.

Ela deve estar atenta às condicionantes multifacetadas dos recursos humanos. Gerir pessoas significa estabelecer linhas entre o humano e sua singularidade e o estratégico para os resultados do negócio, tarefa essa que ocorrerá de forma personalizada para cada organização.

Nesse cenário é preciso estar atento às necessidades dos colaboradores que compõem o corpo do negócio, identificar aos seus desejos, aos fatores de conexão e desconexão e ter um olhar para a manutenção saudável dos vínculos, bem como, buscar por estímulos adequados para compreensão, disseminação e internalização dos conceitos mais essenciais para o sucesso do negócio. 

Processos relacionados à motivação e engajamento, liderança, cultura organizacional, propósitos, produtividade, qualificação, comunicação e relações interpessoais, remuneração e reconhecimento, ambiente estrutural e qualidade de vida no trabalho, gestão de conflitos, status e influência, segurança, comprometimento e desenvolvimento tecnológico voltado para RH é visto como tendência. 

É preciso lembrar ainda que a gestão de pessoas se faz em meio às mudanças sociais e culturais, ela certamente não será aquela funcional daqui há cinco ou dez anos para nenhum negócio. Sendo assim, uma regra de ouro é estar preparado para mudar as rotas!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Posts Recentes →

customer experience
Omnichannel
metaverso