Não há dúvidas de que o Google Ads e o Facebook Ads são duas ferramentas indispensáveis em uma estratégia focada em impulsionamento de resultados. Seja para direcionamento de tráfego, geração de leads, aumento de alcance ou conversão em vendas.

O que muitos anunciantes não sabem é em qual plataforma ele deve direcionar os investimentos. Bom, a escolha dependerá de suas metas, uma vez que cada canal oferece recursos próprios, sendo possível que o uso de um complemente o outro. 

Leia este conteúdo até o final para escolher a melhor opção para o seu negócio e maximizar os seus resultados. Acompanhe! 

Google Ads x Facebook Ads: qual a principal diferença?

resultados

O embate Google Ads x Facebook Ads é antigo entre os profissionais de marketing. Afinal, as duas plataformas de mídia paga são gigantes e contam com uma imensa quantidade de adeptos: o Google faz 3.5 bilhões de buscas por dia enquanto o Facebook tem 1.59 bilhões de usuários ativos. Vamos entender a principal diferença entre elas.

O Google Ads é um gerenciador de anúncios, ou seja, por meio dele é possível criar links patrocinados e colocá-lo no topo da página de busca do Google. Portanto, ao utilizá-lo você consegue gerar tráfegos mais qualificados ao seu site, uma vez que estará atraindo potenciais clientes que pesquisaram sobre a sua empresa ou temas relacionados.

Já o Facebook Ads é uma plataforma de publicidade do Facebook que permite que você crie e gerencie anúncios dentro da rede, promovendo uma segmentação completa do seu público. Com esta ferramenta é possível filtrar a audiência pelo histórico de navegação, dados demográficos, comportamentais, sociais e econômicos.

Google Ads

ads google

Agora que ficou clara a principal diferença entre os dois, vamos entender as características e os recursos que cada plataforma oferece ao anunciante. O Google Ads (antigo Google AdWords) é a plataforma de anúncios e, também, a principal fonte de receita do Google, sendo o canal de mídia paga para mecanismos de buscas mais completo do mercado. 

Por meio dele, as empresas podem pagar por uma posição de destaque na página de pesquisa do Google, sem a necessidade de esperar pelo ranqueamento orgânico das otimizações SEO.  

Como mencionamos antes, uma das vantagens do Google Ads é a possibilidade de atrair uma audiência mais qualificada e que está em busca de uma solução. Além disso, a ferramenta permite que a anunciante escolha onde os seus anúncios serão exibidos. Eles podem ser veiculados nos seguintes canais:

Rede de Pesquisa

Os links patrocinados serão exibidos nos resultados de busca quando o usuário pesquisar pela palavra-chave comprada. Dessa forma, o seu site fica em destaque no começo da SERP, com um aviso amarelo dizendo que se trata de um anúncio. Nesse caso, você só paga se o anúncio receber um clique. 

Rede de Display

A Rede de Display são espaços em sites parceiros do Google onde são exibidas as propagandas, incluindo blogs, portais de notícias, e-commerce e outros tipos de conteúdo na web. Os anúncios aparecem em formato de banner ou vídeo e são exibidos para pessoas que visitam sites da rede de exibição. 

YouTube

Por meio do Google Ads também é possível criar campanhas de anúncios no YouTube, selecionando o formato, como vídeo, imagem ou display, e definindo o público-alvo desejado, baseado em informações como localização, idade, gênero, interesses, vídeos visualizados, entre outros critérios. 

Google Shopping

É um recurso do Google Ads que permite aos anunciantes exibirem seus produtos diretamente na página de resultados da aba “shopping”. Dessa forma, quando um usuário realizar uma pesquisa o anúncio irá aparecer acima dos links orgânicos, dando às empresas uma grande visibilidade.

Facebook Ads

facebook

O Facebook Ads é uma das plataformas de publicidade mais completas do mercado. Isso porque, além de oferecer às empresas um robusto gerenciador de anúncios com inúmeras possibilidades de segmentação de público, a ferramenta também permite gerar anúncios de diversos formatos, como imagens, vídeos, carrossel e stories.

Por meio deste canal, o anunciante consegue direcionar o post patrocinado para o seu público-alvo, filtrando por idade, gênero, localização, interesses, comportamento de compra, entre outros critérios. Além disso, você tem a opção de acompanhar em tempo real o desempenho da sua campanha e realizar ajustes, caso seja necessário. 

Diante de tantos recursos, o Facebook Ads pode te ajudar a alcançar inúmeros objetivos. Dentre eles:

Conversão em vendas

O Facebook Ads é uma excelentes ferramentas para gerar conversões, uma vez que o seu robusto sistema possibilita direcionar o anúncio para os usuários certos. Além disso, a plataforma permite os anunciantes medirem a ajustarem as campanhas para alcançar melhores resultados.

Geração de cadastros

Os anúncios são excelentes para direcionar tráfegos a landing page fora do Facebook ou formulários criados na própria plataforma, onde o potencial cliente preenche com informações em recebe algum material em troca, como e-books, materiais ricos ou descontos.

Tráfego

A geração de tráfego qualificado, sem dúvida, é uma das grandes vantagens proporcionadas pelos anúncios, uma vez que você pode redirecionar os acessos para qualquer outro canal, como sites, landing pages, YouTube e outras redes sociais. 

Envolvimento

Por meio de anúncios, é possível aumentar a interação e a conexão com o seu público-alvo. Estimulando comentários, compartilhamentos, curtidas, participações no evento e obtenção da oferta.

Google Ads x Facebook Ads: qual investir?

A melhor resposta para essa pergunta é: nos dois! É óbvio que isso vai depender do seu orçamento disponível, mas para alcançar os melhores resultados é necessário investir em ambas as plataformas de forma que um complemente o outro. Para facilitar o entendimento, veja na prática como eles podem ser trabalhados. 

Geração de leads

Tanto o Google Ads quanto o Facebook Ads são excelentes ferramentas para geração de leads. A escolha do canal, vai depender do objetivo da sua estratégia.

Se você quer atrair potenciais clientes que já têm interesse de compra no seu produto, o Google Ads é uma excelente opção. Se o seu objetivo é investir em reconhecimento de marca para atrair leads, aposte no Facebook Ads. 

Lembrando que você pode dividir o seu orçamento e aplicar nas duas plataformas para alcançar tanto os públicos que estão no topo de funil quanto, no fundo de funil.

Conversão em vendas

Quando o objetivo da estratégia é potencializar as conversões de vendas, o Google Ads e o Facebook Ads atuam de forma brilhante. Isso porque ambos lidam diretamente com um público qualificado, o que aumenta exponencialmente as oportunidades de negócios. 

Você pode criar links patrocinados do seu e-commerce e ter acessos de usuários que já estão em um estágio avançado na jornada do consumidor, uma vez que são potenciais clientes que estão na etapa de decisão de compra. 

Além disso, por meio do robusto sistema de segmentação de público do Facebook Ads você pode direcionar os anúncios para usuários que correspondem a sua buyer persona, maximizando as chances de conversão.  

Reconhecimento da marca

O Google Ads permite que a sua empresa seja vista por milhões de pessoas em todo o mundo. Ao investir nas redes de pesquisa e na rede display, seus anúncios irão ser exibidos para público-alvo certo, aumentando o alcance e o reconhecimento da marca.

Ao usar o Facebook Ads de forma estratégica, você também pode fortalecer a sua marca e aumentar a conscientização entre os potenciais clientes. Para isso, basta direcionar o tráfego dos anúncios para conteúdos de blogs educativos ou materiais ricos que compravam o seu domínio sobre o assunto. 

Controle melhor sua verba de mídia paga

Para controlar melhor a sua verba de mídia paga é importante estabelecer claramente seus objetivos de marketing e o orçamento disponível. Isso permitirá que você planeje sua estratégia de forma mais eficiente e mantenha o foco em suas metas. 

Outra forma de controlar melhor o seu investimento em anúncios é estabelecendo uma parceria com uma agência especializada em marketing digital. Assim, eles vão te ajudar a planejar o orçamento e executar as estratégias de forma inteligente. 

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