Independente do segmento ou porte da sua empresa, investir em anúncios pode ser extremamente vantajoso para sua lucratividade. Isso porque os canais de mídia paga são bastante versáteis e servem tanto para promover a sua marca quanto para efetivar vendas.
Além disso, diferente das estratégias orgânicas que tendem a trazer resultados a longo prazo, as campanhas de mídias pagas podem gerar lucro algumas horas após serem ativadas, uma vez que os seus anúncios serão exibidos apenas para o público certo.
Se você está pensando em investir nessa estratégia de marketing, veja 10 motivos para adotar esse método agora mesmo. Acompanhe!
10 Motivos para investir em anúncios

Não é à toa que gestores e profissionais de marketing do mundo inteiro passaram a investir em anúncios online. De acordo com estudos recentes, o mercado de mídia paga no Brasil cresce cerca de 20% ao ano, tornando-se uma das formas de publicidade mais populares entre as empresas.
Esse crescimento é atribuído à eficiência da estratégia na geração de resultados e a sua capacidade de atingir uma audiência qualificada e de forma precisa. Logo, caso você não tenha adotado essa ferramenta, é fundamental que você inclua esse recurso nas suas estratégias de vendas.
Outra grande vantagem da mídia paga é a possibilidade de impulsionar qualquer outra ação de marketing, fazendo um direcionamento de tráfego para landing pages, sites, blogs, Whatsapp, entre outros canais.
Veja agora 10 motivos para sua empresa começar a investir em anúncios:

1. Gerar mais acesso ao seu blog
O Inbound Marketing utiliza estratégias que buscam atrair e converter clientes de forma permissiva, ou seja, de um jeito que o próprio cliente vai até a empresa voluntariamente. Para isso, a metodologia faz o uso de algumas “iscas” que sejam capazes de despertara a atenção do público.
Os posts de blogs são um desses atrativos bastante utilizado para educar a audiência, gerar autoridade da marca e direcionar o potencial cliente para as próximas etapas da jornada do consumidor. Dessa forma, você pode utilizar os anúncios para levar a audiência até o seu blog, sem a necessidade de esperar pelos resultados oriundos das otimizações SEO.
Leia também: Como um blog pode ajudar na estratégia de marketing digital.
2. Identificar e segmentar seu público
Os Ads são plataformas de mídia paga onde os anúncios são criados e gerenciados. Essa ferramenta permite que você faça uma segmentação detalhada da sua audiência, direcionando os seus posts patrocinados a um seleto público conforme a idade, localidade, gênero, interesses, profissão e comportamento.
Portanto, ao investir em anúncios você consegue encaminhar as suas ações de marketing diretamente para a sua buyer persona, aumentando as possibilidades de conversão e reduzindo o risco de cometer erros.
Além disso, os Ads também te ajudam a identificar o seu público potencial. Você pode aplicar testes A/B e ver qual anúncio performou melhor de acordo com a segmentação e estilo de conteúdo desenvolvido.
3. Potencializar o Business Intelligence do seu negócio
O Business Intelligence (BI) trata-se do uso da tecnologia para colher e analisar informações relevantes sobre o comportamento do consumidor, a fim de proporcionar tomadas de decisões mais assertivas.
Ao integrar os dados obtidos por meio dos anúncios com as informações dos softwares de CRM (Customer Relationship Management), você consegue diminuir as lacunas entre o departamento de vendas e de marketing e, ainda, cruzar os dados para tomar decisões muito mais assertivas.
4. Resultados mais imediatos
Como falamos antes, ao investir em anúncios você consegue obter resultados muito mais rápido em comparação a outras estratégias. Para que o site da sua empresa alcance uma posição de destaque nas páginas de buscas do Google, por exemplo, pode demorar meses ou até anos, dependendo da assertividade da otimização SEO.
Ao adotar o Google Ads em suas estratégias, você consegue ranquear o seu site de forma muito mais rápida. Por outro lado, vale ressaltar que a sua página permanecerá nessa posição, apenas enquanto o anúncio estiver ativo.
5. Retorno totalmente mensurável
Os canais de mídias pagas fornecem métricas completas e fácil interpretação. Assim, você pode fazer o acompanhamento das suas campanhas e certificar se as estratégias utilizadas estão realmente gerando retornos financeiros.
Para isso, fique de olho nos seguintes indicadores: ROAS (Retorno Sobre Investimento); CTR (Taxa de Cliques); CPC (Custo Por Clique); CPL (Custo por Lead) e CPA (Custo Por Aquisição).
Além disso, com base nessas métricas, é possível otimizar as estratégias para maximizar o impacto da publicidade e alcançar os resultados desejados.
6. Ajuda a aumentar o market share mais rapidamente
O market share é um método de mensurar a quota ou parcela de participação de uma empresa no mercado em que atua. Ao investir em anúncios você aumenta esse indicador, uma vez que estará ampliando o faturamento, valor e penetração no segmento de atuação.
Outra forma de aumentar o market share é através de mídias pagas estabelecendo parcerias com influenciadores digitais. Isso permite alcançar um público amplo, mas ao mesmo tempo segmentado, potencializando a visibilidade da marca e ampliando o alcance das campanhas.
7. Excelentes para empresas B2C e B2B
Sem dúvida, a versatilidade é outro grande trunfo das mídias pagas. Os anúncios performam muito bem em negócios B2B (Business to Business) e também em negócios B2C (Business to Consumer). Portanto, você consegue prospectar tanto empresas quanto clientes finais.
É importante destacar que no caso de B2B, é essencial que você desenvolva uma estratégia de mídias pagas para indústrias, uma vez que esse tipo de público se difere do consumidor, pois tendem a tomar decisões de compras mais racionais e menos emocionais.
8. Fidelização de clientes
Ao investir em anúncios a sua marca estará em constante exposição, o que fortalece a presença da empresa no cotidiano dos clientes. Além disso, ao impulsionar posts de descontos exclusivos e ofertas especiais, você incentiva a compra e a permanência dos consumidores.
9. Estão disponíveis em diversos canais
Quase todos os canais contam com um gerenciador de anúncios voltado para as empresas criarem suas campanhas. Dentre eles, os que mais se destacam são o Google Ads e o Facebook Ads.
As duas plataformas são gigantes, quando se trata de número de usuários. Para você ter uma ideia, o Google faz cerca de 3.5 bilhões pesquisas diariamente e o Facebook conta com 1.59 bilhões de contas ativas. Nesse cenário, se você souber desenvolver uma boa estratégia de mídia paga, certamente, alcançará excelentes resultados.
Leia também: Google Ads x Facebook Ads: qual a melhor estratégia para investir?
10. Excelentes para testar novos nichos de mercado
Os anúncios permitem que as empresas façam testes de maneira rápida e eficiente, segmentando o público-alvo com base em variáveis (localização, idade, interesses e comportamentos de compra). Isso significa que você pode identificar rapidamente os grupos demográficos que estão mais interessados em seus produtos ou serviços.
Quando investir em anúncios para ter resultados?

A mídia paga pode ser útil em diversas situações dentro de uma estratégia de marketing, uma vez que a ferramenta tem grande potencial de impulsionamento. Veja abaixo, quando você pode investir em anúncios.
Vender mais
Investir em anúncios é uma das táticas mais eficazes para obter conversão de vendas. Pois os canais pagos permitem mensurar o sucesso da campanha, fazer ajustes em tempo real e identificar as melhores estratégias. Além disso, por ter uma linguagem mais persuasiva, os anúncios são excelentes recursos para converter leads em clientes.
Geração e qualificação de leads
A captação e qualificação de leads são essenciais para maximizar a conversão em vendas, sendo uma das etapas da jornada do consumidor crucial para o sucesso de uma estratégia. Nessa etapa, os anúncios podem direcionar o tráfego para formulários e landing pages onde os potenciais clientes deixam as suas informações em troca de uma “recompensa”.
Lançamento de novos produtos
Ao lançar um novo produto ou serviço, é importante que você tenha uma estratégia de marketing contínua para chamar a atenção do público e divulgar a novidade. A mídia paga pode ajudar a alcançar esse objetivo, uma vez que seus anúncios serão direcionados de forma estratégica.
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