Atualmente, ter um bom planejamento de mídias sociais se tornou essencial para qualquer negócio. Isso porque o hábito de compra dos brasileiros mudou nos últimos anos e a maior parte das pessoas compram e pesquisam pelo produto/serviço na internet.

Nesse cenário, estar fora das redes sociais e não ter uma estratégia baseada em dados, significa deixar de captar clientes. Em um mercado cada vez mais competitivo, esse fator é uma grande desvantagem para a empresa.

Leia esse artigo até o final e entenda por que o planejamento de mídias sociais é fundamental para alavancar o seu negócio e veja como fazer!

O poder das redes sociais

Desenvolvidas para gerar conexões, as redes sociais são ferramentas extremamente poderosas e podem criar e nutrir um relacionamento sólido entre um cliente e uma marca.

Esta relação garante a fidelidade dos consumidores, aumenta o engajamento da marca, alimenta a base de leads e também é excelente para o remarketing.

Não é por menos, que 70% das empresas brasileiras aderiram às redes sociais durante a pandemia, segundo a 9ª edição da pesquisa “O Impacto da Pandemia do Coronavírus”, feito pelo Sebrae junto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As vantagens de investir na gestão de redes sociais são diversas. Continue com a leitura e entenda como iniciar com essas estratégias.

O que é um planejamento de mídias sociais?

O planejamento de mídias sociais é um plano que organiza as estratégias e as ações de uma campanha voltada para os canais de interação de uma marca.

Ela se estrutura de acordo com cada objetivo, que pode ser: aumentar o engajamento da audiência, ampliar o alcance, ganhar autoridade, gerar leads, direcionar os visitantes para um canal específico, vender mais, entre outros.

Dentro do marketing digital, o planejamento de mídias sociais exerce importantes funções e um plano bem executado traz inúmeras vantagens à empresa:

  • Aumenta a visibilidade da marca;
  • Cria um forte posicionamento no mercado;
  • Estimula a interação do consumidor;
  • É uma vitrine gratuita para anunciar produtos e serviços;
  • Possibilita gerar mais vendas, entre outros.

O que eu preciso saber antes de começar um planejamento de mídias sociais?

Antes de começar a elaborar o plano, é importante saber com quem você está falando. Assim, é possível nortear a estratégia e ser mais assertivo durante a execução.

Persona

Antes de iniciar o planejamento é essencial descobrir o buyer persona da sua marca, personagem semi fictício que representa o cliente ideal.

Com essa tática, a sua marca consegue falar sobre assuntos que a audiência gosta, usar o tom de voz ideal durante a criação de conteúdo, sanar as dores e estar nos canais de comunicação que ela mais usa.

Para traçar as características da sua persona, faça uma análise da sua base de clientes e leads, converse com eles, veja o perfil nas redes sociais, elabore questionários e envie para o público da sua empresa.

O intuito é conseguir informações aprofundadas dos consumidores e potenciais clientes. Tenha em mãos dados como a idade, sexo, profissão, renda média, hobbies, dores, hábitos, quantidade de filhos, canais onde mais consomem notícias, rede social favorita, entre outros.

Resumidamente, esses dados irão te ajudar a nortear o seu planejamento de redes sociais e ser mais assertivo nas ações da campanha.

Objetivos

Depois de descobrir com quem você irá se comunicar, é preciso traçar os objetivos do plano, pois as estratégias serão estruturadas de acordo com o intuito da campanha, que pode ter diferentes finalidades:

  • Aumentar o engajamento da audiência em um canal específico;
  • Ampliar o alcance da marca a fim de conseguir mais visitantes;
  • Ganhar autoridade no mercado de atuação;
  • Aumentar o tráfego de um outro canal fazendo o direcionamento dos seguidores;
  • Gerar ou nutrir a base leads;
  • Efetivar maior número de conversões, entre outros.

É importante ressaltar, que o planejamento pode ter um ou mais objetivos e não se limita em um modelo engessado. Afinal, um bom plano de mídia, se molda conforme o andamento da campanha.

Canais de comunicação

Após conhecer os potenciais clientes e os objetivos, é necessário definir os canais que serão utilizados no planejamento de mídia.

Por isso, é extremamente importante levantar informações qualificadas durante a pesquisa da persona, pois nessa etapa será estabelecida as redes sociais que serão trabalhadas.

Ao escolher o canal, leve em consideração o objetivo da campanha, pois cada rede tem uma predominância de um segmento de usuários e algoritmos que funcionam de forma específica.

O LinkedIn, por exemplo, é uma plataforma voltada para o público B2B (Business to Business), enquanto o Instagram e Facebook possuem um alcance maior e são mais indicadas para consumidores finais, o B2C (Business to Consumer).

Nada impede que o seu planejamento atue com diversos canais simultaneamente, desde que as ações concordem com o plano.

Como elaborar um planejamento de mídias sociais?

Tendo o conhecimento claro da persona, dos objetivos e dos canais que serão utilizados, está na hora de desenvolver o planejamento. É importante ressaltar que o plano vai sempre seguir a finalidade da campanha, por tanto, sempre mantenha o objetivo em mente. Para facilitar o seu entendimento, separamos o processo em 5 etapas.

1 – Definir o tipo de conteúdo (pago ou orgânico)

As redes sociais disponibilizam recursos pagos para impulsionar o alcance e direcionar as postagens para a persona. A ferramenta chama-se Ads, que traduzindo significa “anúncio”.

Nesse caso, essa tática faz parte do outbound marketing, em que a marca atua de forma ativa para atingir os objetivos, ou seja, são estratégias em que a empresa vai até o público por meio de anúncios ou ofertas.

É recomendável utilizar os recursos pagos para gerar conversões, divulgar campanhas específicas e promover eventos pontuais.

Já os conteúdos orgânicos fazem parte das estratégias do inbound marketing, onde o principal objetivo é atrair o público. Diferente das postagens pagas, ele tem um menor alcance. Porém, são excelentes para preparar os visitantes até se tornarem clientes.

Em um planejamento de mídias sociais é possível conciliar os dois recursos para atingir o objetivo.

2 – Elaborar um cronograma de postagens de redes sociais

A frequência e a concisão são extremamente relevantes para os posts alcançarem os objetivos. Dessa forma, entender o dia e o horário que os seguidores da marca mais interagem nas redes sociais, possibilita gerar melhores resultados.

Para levantar esses dados, utilize as próprias ferramentas disponibilizadas pelas redes sociais. Outra opção é assinar sites especializados em gerenciamento de redes.

Após conseguir as informações, elabore um calendário editorial com foco na geração de tráfegos. O documento deve conter as seguintes informações:

  • Frequência semanal de posts;
  • Horário de postagem de cada um deles;
  • Conexão lógica entre os posts;
  • Tipo de conteúdo para cada dia e horário.

3 – Criar os conteúdos

Após construir o cronograma de postagens, é preciso criar os conteúdos. A linguagem e o assunto dos posts vão variar de acordo com o objetivo de cada campanha e o segmento da empresa. Se o intuito é vender mais ou gerar algum tipo de conversão, recomenda-se utilizar um tom mais incisivo e direto.

Caso o intuito seja ganhar autoridade, alcance, educar o público ou ampliar o número de visitantes, é recomendável usar uma linguagem mais ameno, porém priorizar legendas ricas em informações, o que não significa necessariamente criar textos longos, e sim, postes concisos.

Uma boa referência para utilizar durante a produção dos posts é o funil de vendas, em que cada fase representa um momento do cliente na jornada de compra.

4 – Analisar as métricas

Após programar os posts nas redes sociais seguindo o cronograma, acompanhe o desempenho de cada conteúdo. Anote o que funcionou e o que não obteve um engajamento expressivo. Essas informações serão importantes para diminuir os erros.

Para mensurar o resultado do planejamento de forma precisa, defina os indicadores de acordo com o objetivo. Se a finalidade da campanha é aumentar o alcance, priorize as métricas de contas alcançadas, número de compartilhamento e curtidas, quantidades de seguidores, entre outros.

Se o objetivo foi gerar leads, confira a quantidade de visitas na página, número de cliques no perfil e variação de seguidores.

5 – Aprimoramento do planejamento

Após analisar os resultados, elabore um relatório para facilitar a visualização dos resultados e os pontos que precisam de aprimoramento. Veja também as anotações feitas por você e busque sempre melhorar o desempenho. Dessa forma, no próximo planejamento de redes sociais os resultados serão mais assertivos.

A Moke está preparada para guiar o seu negócio na direção do sucesso!

Na contramão do mercado, nós priorizamos a particularidade de cada cliente, com foco em resultados. Contudo, integramos todas as estratégias de marketing para alavancar o seu número de vendas.

Conte com a nossa equipe de social media para fazer da sua marca uma autoridade no mercado, desde a criação da buyer persona até a jornada de compra do cliente, seguindo calendário editorial com foco em geração de tráfego e novos negócios. Entre em contato conosco para alçar voos maiores!

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