CASE:

Veran

case veran

Sobre a Empresa

O Veran é uma rede de supermercados com 5 décadas de história no Alto Tietê. Tradicional, presente em muitas cidades com 13 lojas e conhecido pelo relacionamento próximo ao público, a rede investiu em uma tendência mundial: vendas online.

O DESAFIO

Após alto investimento e estagnação nas vendas, o Veran buscou na Moke não apenas uma agência, mas um braço estratégico que trouxesse gestão de marketing e insights por meio de bussiness inteligence.

O principal KPI era aumentar o faturamento em pelo menos 15% e a base de clientes efetuando as compras dentro do site em 37,5%.,

O desafio central rodava em torno de três pilares:

1 – Impulsionar vendas (estagnadas há quase um ano)
2 – Gerenciar verba anual de mídia (gerando ROI)
3 – Buscar insights de otimização para a loja com base em dados (melhorando a plataforma)

O QUE FIZEMOS?

1 – Auditoria de mídia paga e Analytics
2 – Planejamento inicial de mídia paga
3 – Configurações de plataformas de mídia e Google Analytics
4 – Novos criativos
5 – Gestão diária e relatórios mensais

Quer alcançar resultados iguais a esses?

Após as primeiras reestruturações, analisamos o comportamento de compra, momento de mercado e resultados obtidos no passo para montar um plano de ação eficaz.

Facebook Ads

Focamos em objetivos que antecedem o momento de compra, nossa meta era qualificar e nutrir o tráfego da loja. Assim, testamos vários públicos (desde os básicos até com fontes de dados variadas, como: tráfego, mailing e comportamento de compra).

Google Ads

Usando a rede de pesquisa, utilizamos palavras focadas no momento certo de compra, por exemplo:

• variações institucionais da marca
• variações de mercado delivery
• concorrentes delivery

Assim, preparamos o público no Facebook Ads, mas tínhamos uma fonte de compradores prontos por meio do leilão do Google.

YouTube Ads

Para garantir ampla cobertura com preço baixo de impressões, participamos da narrativa do usuário por meio de anúncios de vídeos não puláveis (bumper). Essa campanha tinha foco em branding para incentivar o modelo de compra online (comportamento novo para os usuários da região).

Bônus: Disparos de E-mail

Somente a mídia paga não completava toda a cadeia de comunicação da marca. Por isso, implementamos o disparo de 4 e-mails mensais, com as principais ofertas do cliente, enviados em datas específicas escolhidas com base no comportamento de compra histórico.

• E-mails no 5° dia útil (época de pagamento de salários)
• E-mails no dia 15 (época de pagamento de vale)
• E-mails no dia 20 (época de pagamento de vale e reposição da dispensa)
• Virada de Mês (época de carregamento de cartões vale-alimentação e refeição)

Usávamos os períodos da manhã e da tarde (que eram os picos de vendas) e evitávamos as segundas-feiras (era o pior dia da semana em vendas).

Quer alcançar resultados iguais a esses?

Qualquer negócio necessita de uma boa estratégia em Marketing Digital para potencializar os resultados. Dos segmentos tradicionais aos modernos, todos podem expandir as possibilidades de atuação online.

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