Marketing de Performance: o que é, benefícios e como usar

Na era digital em que vivemos, para uma empresa alcançar o sucesso, é necessário contar com um mix de estratégias. Não basta estar somente presente nos canais online, é preciso também adotar técnicas que permitam mensurar e otimizar os seus resultados. É aí que entra o marketing de performance, uma abordagem focada na análise de dados.

Com a possibilidade de medir o desempenho e ajustar as campanhas em tempo real, as organizações que adotaram essa poderosa estratégia estão conseguindo obter vantagem competitiva e se destacar em seus mercados.

Neste artigo, vamos explorar o que é o marketing de performance, como ele funciona, quais são seus benefícios e como implementá-lo em sua empresa. Vem com a gente!

O que é marketing de performance?

Antes de entrarmos em detalhes sobre o que é o marketing de performance, é importante destacar que ele não é o mesmo conceito que marketing digital.

Embora muitos acreditem que sejam sinônimos, o marketing de performance é, na verdade, uma subcategoria do marketing digital. Ele tem como foco principal a obtenção de resultados através da análise de dados. 

Dessa forma, o grande diferencial dessa tática está na possibilidade de as empresas otimizarem seus investimentos em publicidade, focando nas ações que geraram o melhor retorno sobre o investimento (ROI).

Isso significa que ao implementar o marketing de performance em suas estratégias, você vai conseguir medir o retorno real de cada centavo investido. Esse fator permite que você faça o pagamento dos anúncios conforme o seu desempenho.

Como funciona o marketing de performance?

O marketing de performance está diretamente ligado ao tráfego pago. Isso porque ele utiliza os canais de publicidade online, como o Google Ads e o Facebook Ads, para veicular as campanhas e atingir os seus objetivos, que podem ser:

  • aumentar a receita no digital;
  • gerar leads qualificados;
  • direcionamento de tráfego para outros canais;
  • ampliar a visibilidade da marca;
  • potencializar a taxa de conversão;
  • entre outros. 

Dessa forma, após a ativação da campanha em uma dessas plataformas, é possível monitorar em tempo real os resultados e ajustar a estratégia de acordo com os dados obtidos. Se um anúncio performar melhor que outro, por exemplo, você pode usá-lo como referência para otimizar os demais. 

Com essas melhorias, a sua empresa irá alcançar as metas de marketing de forma mais eficiente e com um menor investimento.

Os principais KPIs do marketing de performance

Profissional analisando kpis de marketing de performance em notebook.

Para analisar o desempenho de uma campanha de marketing de performance, é necessário que você saiba quais são os Key Performance Indicators (KPIs) mais relevantes. Esses indicadores variam conforme os seus objetivos, porém é fundamental que você entenda o que cada um deles representa. Abaixo, listamos os principais:

Impressões

Em uma campanha de mídia paga, as impressões significam quantas vezes seu anúncio foi exibido para o seu público. É importante destacar que essa métrica não indica a quantidade de pessoas que viram o seu anúncio. Isso porque ele pode ter aparecido mais de uma vez para o mesmo usuário. 

Cliques

Essa métrica indica quantos usuários clicaram no seu anúncio. É um indicador importante para avaliar o interesse do público na oferta e o desempenho da campanha.

Caso a taxa de clique for baixa, significa que a copy ou o layout do seu anúncio não está impactando o público o suficiente para ele tomar uma ação. Nesse caso, a dica é fazer um teste A/B para ver qual é o melhor formato. 

Engajamento

O engajamento mensura quantas interações um post recebeu desde que ele foi publicado. Inclui nesse cálculo todas as ações que o usuário realizou, como:

  • curtidas;
  • compartilhamentos;
  • comentários;
  • entre outros. 

Apesar de ser frequentemente associado com as redes sociais, o engajamento também representa o número de pessoas que visitou uma página de um site ou blog. Em suma, é um indicador importante para avaliar o interesse do público sobre o tema abordado. 

Lead

O lead são potenciais clientes. Este indicador é um KPI bastante comum nas estratégias de inbound marketing, onde o grande objetivo é atrair visitantes e transformá-lo em oportunidades de negócio. 

No marketing de performance ele também é uma métrica relevante, uma vez que informa a efetividade da campanha na geração de consumidores com real interesse em seu produto ou serviço. 

Clientes

Já os clientes são aqueles que efetivamente compraram seu produto ou serviço após a interação com as campanhas. A fidelização desses consumidores pode ser um dos objetivos do marketing de performance. 

É importante destacar que, a jornada de compra não termina nessa etapa. Após a efetivação de uma compra é necessário fidelizar o cliente. Deste modo, ele se torna um promotor natural da sua marca. 

Benefícios do marketing de performance

Confira nos próximos tópicos, as principais vantagens de investir em marketing de performance na sua empresa:

Resultado palpável

Sem dúvida, este é um dos principais benefícios desse modelo de estratégia. O marketing de performance utiliza métricas e KPIs que permitem uma análise precisa do desempenho das ações. Isso torna possível avaliar o retorno sobre o investimento e tomar as decisões mais acertadas sobre como alocar recursos e otimizar as campanhas.

Otimização em tempo real

Outra grande vantagem do marketing de performance é a possibilidade de fazer melhorias nas suas campanhas em tempo real. Por exemplo, se você notar que um post está com uma alta taxa de impressões, mas com poucos cliques, você pode alterar o conteúdo a qualquer momento para melhorar os resultados. 

Campanhas mais precisas

Em vez de tentar atingir um público amplo, como acontece nas ações de marketing tradicional, o marketing de performance utiliza técnicas de segmentação para alcançar um um público qualificado.

Isso permite que as campanhas sejam direcionadas para as pessoas certas, aumentando a efetividade de conversão reduzindo investimentos desnecessários. 

Aumento da lucratividade 

Ao implementar uma abordagem mais analítica em suas campanhas, é possível alcançar melhores resultados com menos investimento. Além disso, a mensuração precisa dos resultados permite a identificação de oportunidades de otimização. Tudo isso impacta positivamente no faturamento do seu negócio. 

Como construir uma estratégia de marketing de performance

Mulher apresentando estratégia de marketing de performance.

De nada adianta compreender a relevância da estratégia, se não souber aplicá-la na prática. Para isso, selecionamos algumas dicas importantes que pode te ajudar nessa tarefa: 

Definir os objetivos

O primeiro passo para desenvolver qualquer estratégia de marketing é determinar os objetivos. No marketing de performance isso não é diferente. Definir as metas permite que a equipe enxergue com clareza o que precisa ser feito e o que será considerado como sucesso.

É importante também que esses objetivos sejam palpáveis e mensuráveis. Afinal, a análise de dados é uma parte fundamental do marketing de performance. 

Escolha os canais adequados

Já foi o tempo em que as empresas criavam anúncios em diferentes plataformas. Hoje, é mais vantajoso direcionar os investimentos nos canais adequados. Assim, você consegue alcançar um público qualificado e aumentar as chances de conversão.

Porém, lembre-se que para isso, é necessário conhecer bem a sua buyer persona e identificar em quais canais ele está mais presente. 

Utilize tecnologias de análise de dados

A tecnologia e o marketing caminham juntos. Portanto, aproveitar essas ferramentas disponíveis no mercado para potencializar as suas campanhas é bastante útil.

Ao adotar esses recursos, é possível coletar e interpretar dados sobre o desempenho das campanhas de forma mais precisa e efetiva. Alguns exemplos dessas tecnologias incluem Data Mining, Business Intelligence e o Customer Intelligence. 

Alcance o sucesso com nosso serviço de Marketing de Performance

Se você busca por melhorias significativas em suas campanhas, conheça a solução de mídia e performance da GMZ.MOKE. Somos uma agência com 10 anos de experiência e dezenas de cases de sucesso.

Nossa equipe de profissionais altamente capacitados está sempre atualizada com as últimas tendências e ferramentas do mercado de marketing digital. Assim, garantimos que seus objetivos sejam alcançados de forma eficiente e rentável. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!

Em resumo

O que é o marketing de performance?

Embora muitos acreditem que sejam sinônimos, o marketing de performance é, na verdade, uma subcategoria do marketing digital. Ele tem como foco principal a obtenção de resultados através da análise de dados. 

Qual o foco do marketing de performance?

Seu foco principal é permitir que as empresas otimizem seus investimentos em publicidade, direcionando os recursos nas ações que geraram o melhor retorno sobre o investimento (ROI).

O que é marketing de performance e como aplicá-lo?

O marketing de performance é uma subcategoria do marketing digital em que o objetivo é gerar um melhor retorno sobre investimento. Para aplicar essa metodologia é necessário um trabalho conjunto entre a equipe de vendas e marketing.

estamos prontos para te atender

Vamos fazer negócio

Potencialize sua presença online! Descubra como a GMZ
pode impulsionar o seu negócio para o sucesso digital.