Marketing Digital: o que é, como fazer e começar a estratégia do seu negócio

O Marketing Digital nunca esteve tão em alta quanto nos últimos anos. Se você vende produtos ou serviços, provavelmente deve ter ouvido falar no conceito. É possível até, que já tenha tentado aplicar a estratégia, criando perfis nas redes sociais para sua empresa. 

De fato, o marketing digital é extremamente acessível e pode ser adotado por negócios de todos os segmentos e tamanhos. No entanto, para gerar resultados extraordinários você precisa criar uma estratégia baseada na persona, na jornada do cliente e, principalmente, adotar as boas práticas do conceito, no qual veremos a seguir.

Quer saber tudo sobre marketing digital e como implementá-lo na sua empresa? Então você está no artigo certo! Continue com a leitura que vamos explicar tudo sobre este assunto!

O que é marketing digital?

Indo direto ao ponto, marketing digital é um conjunto de ações e estratégias que utilizam as mídias digitais (blogs, e-commerce, motores de buscas, redes sociais, e-mails e outros) para promover ou vender produtos e serviços no ambiente online. 

Sendo assim, qualquer pessoa ou organização que tenha acesso à internet pode desenvolver um plano de vendas para potencializar os seus resultados. É claro que, quanto maior for o conhecimento e o investimento, maiores serão as chances de você alcançar suas metas, mas você deve começar com o que tem em mãos!

Logo, o marketing digital não tem limites. Ele pode ser feito por pessoas, empresas, ONGs, igrejas, universidades, entre outras instituições. Cada segmento tem suas particularidades e exige um planejamento específico e direcionado ao seu público-alvo. 

Como você já deve ter percebido, o marketing digital é um conceito amplo que envolve inúmeros aspectos, no qual vamos abordar um por um ao longo deste artigo. Por isso, continue com a leitura e fique por dentro desse tema. 

Por que a minha empresa precisa do marketing digital?

marketing digital

Pare para pensar: como que você, seus amigos e familiares costumam tomar uma decisão de compra hoje em dia?  Pesquisando sobre o produto ou serviço na internet, não é mesmo? Pois com os seus clientes também é assim!

Só para você ter uma ideia, 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de tomar uma decisão de compra, segundo uma pesquisa da agência de SEO Hedgehog Digital. Logo, se a sua marca não estiver na internet, você pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio.

Mas não é somente para gerar vendas que o marketing digital é importante. A estratégia é crucial para que a sua empresa construa uma relação sólida e duradoura com o público. Ao aumentar a sua presença digital, você também fortalece a sua marca e, consequentemente, maximiza os resultados. 

As redes sociais, por exemplo, são uma poderosa ferramenta quando o objetivo é nutrir e engajar a audiência. Por meio desses canais, a sua empresa pode se comunicar diretamente com os potenciais clientes, fornecendo informações úteis e relevantes. 

Você também pode utilizar campanhas de mídia paga para potencializar os resultados das suas ações e o blog para atrair e educar o seu público. Em suma, são diversos os motivos para você adotar o marketing digital no seu negócio. 

A história do marketing digital

Antes de falarmos sobre o marketing digital na prática, é importante entender como ele surgiu, pois alguns conceitos do marketing tradicional continuam sendo essenciais para o sucesso de uma marca.

Philip Kotler, considerado o pai do marketing, disse uma vez no passado: “o marketing é processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Em outras palavras, Kotler afirma que o marketing está intimamente ligado ao desejo e as necessidades dos consumidores, e na busca de satisfazer essas vontades através de produtos e serviços. Acontece que, com o advento da internet, a forma de fazer com que isso aconteça mudou nos últimos anos, mas despertar o interesse do público continua sendo um dos objetivos do marketing. 

Dito isso, vamos recapitular como que chegamos na era do marketing digital.

O conceito surgiu na década de 1990 com o uso comercial da internet. Naquela época, a principal estratégia de vendas na web era o e-mail, que consistia no envio de mensagens comerciais para uma lista de contatos.

Com o passar dos anos, a tecnologia e as ferramentas de comunicação evoluíram, e o marketing digital se expandiu para outras áreas, como criação de sites, blogs, redes sociais e publicidade online. Hoje, a estratégia é peça-chave para o sucesso de qualquer negócio, sendo indispensável nas estratégias de vendas. 

Os principais conceitos do marketing digital 

O marketing digital está inserido em um extenso universo, onde existem conceitos-chave e termos específicos da área. Para facilitar o seu entendimento ao decorrer da leitura, vamos explicar o que cada uma dessas expressões significa. Veja abaixo: 

Persona 

Persona nada mais é do que a representação semifictícia do perfil de cliente ideal de uma empresa. Ela é criada a partir de dados e características reais dos clientes, tais como idade, gênero, interesses, comportamentos e desafios, e ajuda as empresas a entender melhor quem são seus clientes e como se comunicar com eles.

Ao definir a persona, as marcas conseguem criar conteúdos mais relevantes e personalizados, direcionar seus esforços de marketing para canais mais efetivos e oferecer soluções mais adequadas às necessidades dos seus clientes.

É importante destacar que persona e público-alvo são conceitos diferentes. Enquanto o primeiro é uma segmentação mais específica e detalhada do cliente ideal, a segunda é uma representação mais ampla da sua audiência. 

Lead

Lead é um termo utilizado no marketing digital para designar um potencial cliente que demonstrou interesse em um produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Geralmente, o lead é uma pessoa que forneceu seus dados de contato, como nome, e-mail e telefone, em troca de alguma oferta, como um e-book, webinar ou acesso a conteúdo exclusivo.

O objetivo da geração de leads qualificados é criar uma base de potenciais clientes que se interessam no que a sua empresa oferece, para que possa ser feito o acompanhamento e nutrição deles até se tornarem clientes. 

Jornada de compra 

A jornada de compra é uma ilustração estratégica do caminho percorrido por um consumidor desde o momento em que ele percebe uma necessidade ou desejo até a decisão de compra de um produto, ou serviço. Ela é dividida em etapas que variam conforme a complexidade do processo de cada negócio, mas geralmente existem 4 fases:

  1. Aprendizado e descoberta: na primeira fase, o consumidor ainda não tem uma ideia clara de que tem um problema ou uma oportunidade nas mãos. Portanto, ele precisa ser conscientizado e educado. 
  2. Reconhecimento do problema: é a segunda etapa da jornada de compra, em que o consumidor identifica uma necessidade ou um problema e começa a buscar informações sobre possíveis soluções.
  3. Consideração da solução: na penúltima etapa, o consumidor já identificou as possíveis soluções para o seu problema e começa a comparar e avaliar as opções disponíveis no mercado. 
  4. Decisão de compra: na parte final da jornada de compra, o consumidor já escolheu a solução mais adequada às suas necessidades e começa a iniciar a compra. Nesta etapa, ele já tem certeza de qual é a melhor solução para o seu problema. 

Compreender as etapas pelas quais um cliente passa antes de efetivar uma compra, permite que você desenvolva estratégias mais eficazes, que levam em conta as necessidades e as motivações do consumidor conforme a fase que ele se encontra. 

Funil de vendas

Assim como o conceito anterior, o funil de vendas é uma representação estratégica que divide o processo de compra em 3 etapas: topo, meio e fundo. A técnica orienta as ações de marketing de uma empresa, desde o primeiro contato com o cliente até o fechamento da venda. Veja abaixo o que cada parte do funil representa.

Topo do funil (ToFu)

Na primeira etapa do funil, a sua empresa deve focar em atrair a atenção do maior número de visitantes para convertê-los em lead. Para isso, é recomendável utilizar conteúdos relevantes para educar e informar a sua audiência sobre um problema que ele possa ter. Normalmente, nessa fase é utilizado canais como blogs e redes sociais para alcançar o público desejado.

Meio do funil (MoFu)

Nesta etapa, o objetivo é nutrir os leads gerados no topo do funil e convertê-los em oportunidades de venda. Você deve continuar educando o público, mas agora apresentando soluções específicas que a sua empresa oferece. A ideia é disponibilizar conteúdos mais aprofundados e personalizados, como webinars e  e-books.

Fundo do funil (BoFu)

Na última etapa do funil, o objetivo é transformar os leads qualificados em vendas efetivas. A empresa deve apresentar soluções mais específicas e personalizadas com foco na decisão de compra. Portanto, uma boa alternativa é trabalhar com conteúdos mais incisivos ou anúncios para incentivar a tomada de decisão. 

Chet Holmes, um dos principais executivos de marketing do século, afirma em seu livro “The Ultimate Sales Machine” que 90% das pessoas não estão prontas para adquirir o produto de uma empresa, sendo que 6 a 7% delas estão abertas a propostas e somente 3% desejam realmente comprar algo

É exatamente por esse motivo que você deve compreender a jornada de compra e o funil de vendas, pois assim, é possível criar estratégias direcionadas conforme o potencial cliente avança nas etapas.

Caso contrário, além de criar táticas pouco efetivas, você corre grandes riscos de desperdiçar investimento com usuários que ainda não estão prontos para adquirir o seu produto ou serviço. 

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um dos pilares do marketing digital. A estratégia consiste em um conjunto de técnicas que têm como objetivo melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca orgânica dos motores de busca, como o Google, Bing e Yahoo.

Em suma, o SEO é importante para as empresas que desejam aumentar a visibilidade e o tráfego orgânico do site, já que a maioria dos usuários tende a clicar nos primeiros resultados da página de pesquisa do Google. Mais para frente, iremos abordar com profundidade este assunto. 

Ads 

Ads, é abreviação de “advertising” e refere-se às estratégias de publicidade paga no marketing digital. Basicamente, são anúncios exibidos em plataformas na internet, como redes sociais, sites, aplicativos, buscadores, entre outros.

Assim como as propagandas tradicionais, os Ads são uma ferramenta para impulsionar resultados, seja em conversão em vendas, aumentar a visibilidade de uma marca ou direcionamento de tráfego.

Atualmente, o Google Ads e o Facebook Ads são os canais pagos mais poderosos disponíveis do mercado. Por meio deles, é possível potencializar o desempenho das suas ações conforme o objetivo da sua campanha. 

Palavra-chave

Palavra-chave é um termo que representa o principal tema ou assunto de uma página, site ou conteúdo, utilizado para auxiliar nos processos de indexação e ranqueamento em motores de busca, como o Google.

Além disso, a palavra-chave também é fundamental para campanhas de mídia paga, como conteúdos patrocinados no Google Ads ou no Facebook Ads. Ao criar um anúncio, você escolhe uma lista de termos relevantes para sua campanha. 

Copywriting

Copywriting trata-se de uma técnica de escrita persuasiva que tem potencial de influenciar as pessoas a tomar uma ação, como comprar um produto, se inscrever em uma lista de e-mails ou baixar um conteúdo. A estratégia envolve o uso de gatilhos mentais que despertam as emoções do leitor. 

No marketing digital, o copywriting é fundamental para o sucesso das estratégias, uma vez que os textos são uma das principais formas de comunicação entre a marca e o público. Uma boa técnica de copywriting pode ajudar a aumentar as taxas de conversão, engajamento e fidelização dos clientes.

Landing pages

Landing pages são páginas de conversões que têm como objetivo colher informações e dados dos visitantes para transformá-los em leads. Essas páginas costumam ser criadas com um design simples e direto, com o único intuito de levar o visitante a tomar uma ação específica, como preencher um formulário. 

Para isso, as empresas oferecem uma espécie de “moeda de troca”, que pode ser um e-book, um webinar ou cupom de desconto, para incentivar os visitantes a preencherem o formulário com os seus dados. 

Além de ser uma excelente ferramenta para construção de base de leads, a landing page permite que você acompanhe as taxas de conversão e faça ajustes, caso seja necessário. 

Fluxo de nutrição

O fluxo de nutrição ou lead nurturing, é uma estratégia de marketing digital que consiste em nutrir e educar os leads através do envio de e-mail marketing. Essa ação pode ser automatizada por meio de algumas ferramentas como MailChimp ou Constant Contact.

Com o fluxo de nutrição, as empresas conseguem manter um relacionamento constante com os leads, educando-os e criando uma conexão mais forte com a marca até que ele esteja pronto para se tornar um cliente. 

CTA

O CTA (Call to Action), ou chamada para ação, é um elemento visual ou textual utilizado para incentivar o público a realizar uma ação específica, como baixar um e-book, preencher um formulário, fazer uma compra, entre outras.

CRM

O CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamento com o cliente, é uma estratégia que busca criar e manter relacionamentos duradouros com os clientes, aumentando a fidelização e o engajamento com a marca.

As ações de CRM, normalmente, envolvem o uso de ferramentas e técnicas para coletar e analisar dados sobre os consumidores. As informações colhidas são usadas para personalizar o atendimento e oferecer uma melhor experiência ao cliente. 

CMS

CMS (Content Management System), ou sistema de gerenciamento de conteúdo, é uma plataforma que permite a criação, edição e publicação de conteúdo em sites, blogs e outras plataformas digitais.

O CMS facilita a criação de páginas e postagens sem a necessidade de conhecimento técnico em programação. As plataformas de CMS mais utilizadas no mercado são WordPress, Drupal e Joomla.

Métricas 

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar a efetividade de uma ação ou estratégia por meio das métricas (indicadores de desempenho de uma campanha de marketing digital). Assim, você consegue fazer otimizações e ajustes sempre que for necessário.

Essas são algumas das métricas do marketing digital:

  • Retorno Sobre Investimento (ROI);
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
  • Custo Por Aquisição (CPA);
  • Custo Por Lead (CPL);
  • Custo por clique (CPC);
  • Custo por mil impressões (CPM);
  • Taxa de churn;
  • Lifetime value.

Mais adiante explicaremos o que cada uma dessas métricas significam, mas antes, vamos entender mais sobre as vantagens de adotar o marketing digital em sua empresa.  

Vantagens do marketing digital 

Nesse tópico, vamos explicar porque fazer marketing na internet deve ser uma das prioridades do seu negócio, afinal, você já deve ter percebido que o digital mudou o hábito de compra das pessoas. 

De acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil elaborada pela Resultados Digitais em parceria com Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, 94% das empresas brasileiras estão investindo em marketing na web

Não é à toa que as organizações estão investindo cada vez mais nesse tipo de estratégia, pois os benefícios são diversos. Abaixo, trouxemos as principais vantagens em apostar nas estratégias de vendas online

Acessibilidade de investimento

Como mencionamos lá no início do artigo, o marketing digital não tem restrições e é acessível para qualquer pessoa.

Diferente dos métodos de publicidade tradicionais, como anúncios em TV, rádio e revistas, que exigem um altíssimo investimento, na internet você consegue fazer isso de forma orgânica, ou seja, com poucos recursos ou até sem investimentos iniciais.

Até mesmo os Ads costumam ser bem mais acessíveis em comparação aos modelos tradicionais de publicidade. Portanto, independente se você está começando agora ou não, fazer marketing na internet é uma ótima opção.

Aumento da receita 

Investir em marketing digital pode aumentar a receita da sua empresa de diversas maneiras.

Primeiramente, as estratégias no digital permitem que as suas marcas alcancem um público mais amplo e ao mesmo tempo segmentado, aumentando a visibilidade do seu negócio e atraindo mais clientes em potencial.

Outra vantagem do marketing digital é a possibilidade de mensuração de resultados em tempo real, o que permite que as empresas possam avaliar a variação de suas campanhas e otimizá-las para obter melhores resultados.

Mensuração e análise de dados 

Graças a diversas ferramentas disponíveis no mercado, como o Google Analytics e o Facebook Insights, é possível acompanhar em tempo real as métricas das suas ações de marketing.

Com essas informações em mãos, você pode tomar decisões mais assertivas, ajustando suas estratégias para garantir melhores resultados e potencializar o seu retorno sobre investimento. 

Além disso, a análise de dados também permite que as empresas identifiquem padrões e tendências em seu mercado e ajustem suas estratégias de forma mais ágil e eficiente. Outra possibilidade é fazer testes A/B para verificar as ações que melhor desempenharam. 

Maior alcance e visibilidade

Outra grande vantagem do marketing digital é a possibilidade de alcançar um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo. Com o uso das redes sociais, sites e blogs, as empresas conseguem ampliar sua visibilidade e alcançar um público maior, independentemente do porte do negócio ou da localização geográfica.

As melhores estratégias de marketing digital para o seu negócio 

marketing digital

Existem infinitas formas de você aplicar o marketing digital no seu negócio. Cabe a você definir qual é a melhor estratégia de acordo com o seu objetivo, nicho de atuação e o público que deseja atingir. 

No entanto, como mencionamos no capítulo anterior, o número de empresas adeptas ao marketing na internet cresce a cada ano e, com isso, a concorrência também aumenta. Logo, é necessário que a estratégia do seu negócio seja cada vez mais otimizada.

Diante dessa situação, separamos as principais técnicas de marketing digital de 2023 para você adotar na sua empresa. Confira. 

SEO

Chegou a hora de aprofundarmos mais sobre as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Recapitulando: a estratégia consiste em um conjunto de otimizações realizadas em sites para melhorar o posicionamento dele nas páginas de resultados (SERP) dos motores de busca, como o Google.

Assim, quando alguém pesquisar por um termo relacionado ao seu negócio, o site da sua empresa será um dos primeiros a ser exibido para ele. 

As boas práticas do SEO incluem uma série de melhorias que fazem com que os algoritmos dos motores de busca classifiquem o seu site como confiável e seguro, e o posicione em um lugar de destaque na página de resultados. 

Basicamente, essas otimizações fazem com que um site corresponda com as diretrizes dos motores de busca. Confira os principais processos do SEO. 

SEO on-page

O SEO on-page refere-se à otimização de elementos na própria página, como o título, descrição, tags de cabeçalho, conteúdo, imagens, links internos, entre outros. Essas melhorias visam tornar o conteúdo mais relevante e útil para os usuários, facilitando a leitura e a compreensão pelo algoritmo do mecanismo de pesquisa.

SEO off-page

Já o SEO off-page envolve ações externas à página, como a construção de backlinks (links que apontam para o seu site a partir de outras páginas da web). Essas ações visam aumentar a autoridade do seu site, o que pode ajudar a melhorar seu posicionamento nos resultados de busca.

SEO técnico

Como o próprio nome diz, essa etapa do SEO envolve aspectos mais técnicos, como a otimização do tempo de carregamento da página, a melhoria da experiência do usuário, a estrutura do site, a segurança, entre outros.

Esses aprimoramentos impactam diretamente na velocidade de indexação do site pelo mecanismo de busca, ou seja, esse tipo de otimização faz com que o seu site seja ranqueado de forma mais rápida. 

Conteúdo 

Por fim, e não menos importante, o conteúdo de um site é um dos fatores de rankeamento mais importante. Um bom texto deve ser original, relevante e atualizado, além de ter a palavra-chave principal nos títulos e nos subtítulos.

Essa regra vale tanto para sites institucionais, blogs, e-commerces, landing pages, entre outros conteúdos web.

As técnicas de ranqueamento são amplas e podem ser aplicadas em diversas plataformas para melhorar o posicionamento de conteúdos. Isso inclui SEO para Youtube, SEO local e SEO para e-commerce

Marketing de conteúdo

As pessoas estão o tempo todo fazendo pesquisas na internet. Seja para solucionar um problema, tirar alguma dúvida ou encontrar uma oportunidade. 

Você mesmo, já parou para pensar quantas buscas no Google faz diariamente? Aposto que várias! Nesse cenário, oferecer o que os usuários procuram é a chave para o sucesso. 

O marketing de conteúdo atua justamente neste contexto. Com a democratização do acesso à internet, o poder da informação está nas mãos dos consumidores. Por isso, antes de tomar qualquer decisão de compra, a maior parte das pessoas pesquisam na rede. 

Dessa forma, o marketing de conteúdo envolve a criação de uma ampla variedade de materiais úteis, como artigos de blog, e-books, infográficos, vídeos, podcasts, entre outros formatos, para atrair e conquistar potenciais clientes. Confira abaixo, como esses canais funcionam na prática. 

Blog

O blog é um dos canais mais antigos da internet e, assim como e-mail, surgiu na década de 1990. Ele foi criado inicialmente para ser uma espécie de diário online onde as pessoas compartilhavam relatos, poesias e reflexões, porém alguns anos depois, a plataforma tornou-se uma poderosa ferramenta de vendas. 

Hoje, o blog exerce um importante papel nas estratégias de marketing de conteúdo, sendo um dos principais meios para compartilhar conteúdos relevantes, chamado de posts. Esses textos quando otimizados pelas técnicas de SEO são capazes potencializar a visibilidade da sua marca, atrair visitantes e educar a sua audiência.

Redes sociais 

É impossível falar de marketing digital e não mencionar as redes sociais. Essas plataformas de interação, tornou-se um trunfo das empresas devido ao seu potencial de alcance.

Só para você ter uma ideia, segundo a Statista, o Brasil ocupa o 5° lugar no ranking de países que mais usam as redes sociais, com 159 milhões de usuários ativos. Ao aderi-las significa que a sua empresa estará em contato permanente com potenciais clientes.

Portanto, se você quer desenvolver uma presença online é imprescindível que sua marca esteja presente nesses canais.

No entanto, é importante destacar que para crescer na internet não basta estar nela. Para obter resultados, é preciso desenvolver um planejamento de mídias sociais, organizando a frequência de postagens e definindo os temas das publicações, além de analisar as métricas e fazer otimizações. 

Isso é um desafio para algumas empresas, principalmente para os iniciantes, mas, por outro lado, quando isso é praticado continuamente as vantagens são diversas: amplia o alcance da marca, gera autoridade, vende mais, entre outros

E-mail marketing

Subestimado por muitos, o e-mail continua sendo uma ferramenta indispensável nas estratégias de marketing digital. Como já foi dito, o canal é um dos mais antigos, porém está presente no dia a dia de inúmeras pessoas.

Com ele, é possível enviar mensagens personalizadas, segmentadas e relevantes para as pessoas que se cadastraram em sua lista de contato, preencheram o formulário da landing page ou até mesmo para consumidores. 

Isso permite que você faça a nutrição de seus leads e clientes, mantendo-o informado sobre as novidades, promoções e atualizações da marca. 

Outra grande vantagem do e-mail marketing é possibilidade de automatizar o fluxo de envio das mensagens através de softwares. 

Por exemplo, quando alguém se cadastra em uma lista de e-mails, é possível criar uma série de mensagens automáticas que serão enviadas em uma ordem específica, para nutrir e engajar esse novo lead. Também é possível criar campanhas de e-mail marketing que são ativadas quando um usuário realiza uma ação específica no seu site, como abandonar um carrinho de compras ou baixar um e-book.

Materiais ricos 

Materiais ricos são conteúdos mais aprofundados e detalhados que os posts de blogs, sendo essenciais em uma estratégia de geração de leads qualificados. Geralmente, são e-books, infográficos, white paper, webinar e outros.

Em uma estratégia de marketing digital eles são ofertados em landing pages onde o usuário deixa os seus dados para baixá-lo. A lógica é simples: ao oferecer um conteúdo valioso e relevante, é possível atrair potenciais clientes interessados no assunto, que estejam dispostos a fornecer informações de contato em troca do acesso ao material. 

Além disso, os materiais ricos também são uma forma eficaz de aumentar a autoridade e a credibilidade da sua empresa no assunto abordado. Ao criar um conteúdo de qualidade, a sua marca se posiciona como uma referência no assunto. Veja os formatos mais utilizados:

E-book

Livros digitais que aprofundam um tema específico, apresentando conteúdo mais detalhado e extenso do que um post em um blog. Geralmente são disponibilizados gratuitamente em troca de informações de contato do usuário.

Infográfico 

Materiais visuais que apresentam informações de forma clara e didática, utilizando imagens, gráficos e ilustrações. Eles são ideais para apresentar dados complexos de maneira mais fácil de entender. 

White paper

Documentos técnicos que apresentam informações detalhadas sobre um tema específico, geralmente utilizado para estudos de casos ou pesquisas de mercado. Eles são mais formais e técnicos do que outros materiais ricos, sendo direcionados a um público mais especializado.

Webinar

Eventos online ao vivo que permitem que a empresa apresente um conteúdo mais aprofundado sobre um tema específico, interagindo com o público em tempo real. Eles são ótimos para educar e engajar audiência. 

Inbound marketing

Chegamos a uma das partes mais importantes desse artigo: agora vamos falar sobre inbound marketing. Também conhecido como marketing de atração, a estratégia consiste em atrair e conquistar o público de forma voluntária e orgânica, utilizando conteúdos relevantes e úteis.

Você deve estar se perguntando, mas por que o inbound marketing é tão importante assim? Vamos responder essa dúvida com outro questionamento. Você gosta de ser interrompido por anúncios na internet? Suponho que não!

A maioria dos consumidores também não gostam desse tipo de abordagem mais invasiva, por isso, o inbound é tão fundamental em uma estratégia de marketing digital, pois ele atua de forma permissiva, atraindo o público invés de ir até ele. 

Na prática, o inbound marketing corresponde a uma sequência de etapas que se complementam de forma inteligente. Conheça cada uma delas:

Atrair: etapa inicial da metodologia é fazer com que novas pessoas se tornem visitantes regulares dos canais da sua empresa. 

Converter: o objetivo de conquistar um grande número de visitantes é converter o máximo deles em leads, ou seja, transformá-los em potenciais clientes. 

Relacionar: nem todos os leads convertidos estão prontos para realizar uma compra, por isso essa fase tem como intuito nutri-los até que estejam preparados. 

Converter: após qualificar os leads, é necessário avaliar quem realmente tem interesse no seu produto ou serviço para gerar a conversão em vendas. 

Fidelizar: o relacionamento com o cliente não acaba após a compra. Pelo contrário, é preciso fidelizar os clientes para que eles sigam comprando e promovam a sua marca. 

Vale ressaltar que, o sucesso da sua estratégia de Inbound está condicionado à qualidade do seu conteúdo e a forma com que ele é distribuído.  Por isso, esse é mais um dos motivos para você desenvolver uma boa estratégia de marketing de conteúdo.  

Outbound marketing

O outbound marketing refere-se aos modelos de publicidade tradicionais, como anúncios, outdoors, comerciais de TV, rádio e revistas. Ou seja, podemos dizer que ele é o oposto do inbound, pois nessa metodologia a empresa vai até o potencial cliente. 

De fato, as pessoas estão cansadas de serem interrompidas por comerciais, mas se aplicado de forma correta, o outbound pode ser um grande aliado em sua estratégia de marketing digital.

Os Ads são canais pagos de anúncios criados pelas plataformas online para as empresas promoverem o seu produto ou serviço. A ferramenta é excelente para impulsionar resultados seja em conversão de leads e vendas, engajamento ou direcionamento de tráfego.

Isso, deve-se ao fato, de que os canais de mídia paga contam com um poderoso gerenciador de anúncio capaz realizar uma profunda segmentação do público baseado em dados demográficos, comportamentais, sociais e econômicos.

Através desse sistema, é possível direcionar os anúncios da sua campanha apenas para as pessoas certas. Praticamente todas as plataformas digitais disponibilizam um canal de Ads, porém dois deles se destacam pela ampla utilidade e eficácia: 

Google Ads: plataforma de publicidade do Google, que permite a exibição de anúncios em resultados de pesquisa e em sites parceiros.

Facebook Ads: plataforma de publicidade do Facebook, que permite a exibição de anúncios em diferentes locais da rede social, como no feed, stories e Messenger.

Marketing Viral 

O marketing viral tornou-se uma estratégia bastante almejada pelas empresas, afinal, qual marca que não quer ter o seu conteúdo compartilhado milhares de vezes?

O grande objetivo da metodologia é criar um efeito dominó e alcançar uma grande audiência de forma orgânica e espontânea, gerando buzz e aumentando a visibilidade e o engajamento.

Marketing de Influência 

O marketing de influência é uma estratégia que utiliza pessoas influentes, como celebridades, influenciadores digitais e especialistas em determinado assunto, para promover uma marca, como uma espécie de prova social

A meta é aproveitar a credibilidade e o poder de persuasão dessas pessoas para alcançar uma audiência maior e engajar os consumidores de forma efetiva. 

O marketing está em constante evolução. A cada ano surgem novas ferramentas, novos desafios e novas oportunidades. Diante desse movimento, é preciso estar atento às tendências para otimizar as suas estratégias de acordo com o mercado. 

Principais métricas do marketing digital 

Tão importante quanto criar uma boa estratégia de marketing digital é saber interpretar as métricas, pois são elas que vão revelar o desempenho das suas ações. Abaixo listamos os principais indicadores de resultado da internet. 

Conversão 

Número de visitantes que realizam uma ação desejada em um site, como uma compra, cadastro ou download. 

Retorno Sobre Investimento

Métrica que mostra o lucro gerado a partir do investimento realizado em uma campanha de marketing. É obtido subtraindo o custo do investimento do valor total de conversões ou vendas geradas e dividindo esse resultado pelo custo do investimento.

Custo de Aquisição de Clientes

É o custo médio que uma empresa gasta para adquirir um novo cliente. É calculado dividindo o custo total de marketing e vendas pelo número de clientes adquiridos durante um determinado período de tempo.

Custo Por Aquisição

É uma métrica que calcula o custo médio para adquirir uma conversão, como uma venda ou cadastro. É obtido dividindo o custo total de uma campanha de marketing pelo número de conversões geradas.

Custo Por Lead

Informa o custo médio para gerar um novo lead, como um cadastro em uma landing page. É obtido dividindo o custo total da campanha pelo número de leads gerados.

Taxa de churn 

Representa a taxa de cancelamento total ou parcial de um contrato, ou seja, a perda de clientes em um determinado período de tempo. É uma métrica importante para medir a satisfação e lealdade dos clientes.

Lifetime value

Corresponde ao valor que um cliente gera durante todo o seu relacionamento com uma empresa. É uma métrica importante para medir o retorno financeiro a longo prazo de um cliente e para determinar quanto uma empresa deve investir em marketing e vendas para adquirir novos clientes.

Como fazer marketing digital para empresas

marketing digital

Já ficou claro que o marketing digital pode ser implementado em empresas de qualquer tamanho e área de atuação, mas qual estratégia é a mais indicada para cada contexto? Veja a seguir qual abordagem é ideal para o seu negócio. 

Marketing digital para pequenas empresas 

Se você é dono de um pequeno empreendimento, saiba que apesar de parecer desafiador fazer marketing na internet, existem diversas estratégias que você pode adotar com um baixo investimento. 

O primeiro passo é criar uma conta no Google Meu Negócio, ferramenta gratuita do Google para empresas divulgarem informações sobre os seus produtos. Para isso, basta criar uma conta na plataforma e gerenciar as suas informações.

Você também pode investir em SEO local para aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair pessoas que estão geograficamente próximas. 

Marketing digital para médias empresas 

As médias empresas, por terem uma estrutura mais robusta que os pequenos empreendimentos e uma cartela de clientes menor que as grandes organizações, deve concentrar os esforços na fidelização de clientes.

Para isso, recomendamos investir em estratégias de customer success para otimizar o relacionamento da sua empresa com os seus clientes. Feito isso, você retém os churn (taxa de cancelamento de contrato) e maximiza a receita do seu negócio. 

Marketing digital para grandes empresas 

As grandes marcas, por já estarem consolidadas no mercado, têm maior flexibilidade para conduzir as suas ações de marketing. Por outro lado, devido à forte concorrência, é preciso estar em constante estudos para otimizar a performance das estratégias. 

Portanto, é importante investir em ferramentas de análise de dados para mensurar o quanto as suas ações estão sendo assertivas e ajustado conforme o andamento. Além disso, é sempre bom pensar na experiência do usuário e novas formas de personalizar o relacionamento com os clientes. 

Marketing digital para empresas B2B

B2B (Business-to-business) são empresas que vendem seus produtos ou serviços para outros negócios. Portanto, você atende esse tipo de cliente, é necessário desenvolver uma estratégia de marketing industrial

Para prospectar outras empresas, além de estabelecer uma comunicação clara, você precisa criar um planejamento que seja capaz de agregar valor ao seu produto, e ao mesmo tempo, conquistar a sua audiência. 

Isso porque o público B2B tende a ser totalmente analítico e não toma decisões de compra baseado em impulsos emocionais ou desejos de consumo, como os clientes finais. Logo, requer uma estratégia específica para esse tipo de audiência, focada em dados e informações.  

Como criar uma estratégia de marketing digital para o meu negócio? 

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Não existe receita pronta no momento de criar uma estratégia de marketing digital. Cada situação exige um planejamento e ações específicas. Porém, existem 5 etapas básicas que todas as empresas percorrem no momento de desenvolver um plano. 

Passo 1: defina seus objetivos e metas

O primeiro passo é definir seus objetivos de marketing. Por exemplo, potencializar a receita no digital, captar leads qualificados, fortalecer a presença online da sua marca ou aumentar o engajamento dos clientes. 

Estabelecer a sua meta vai ajudar a guiar todas as suas decisões de marketing e garante que as suas atividades de trabalho estejam trabalhando juntas em direção aos mesmos propósitos. 

Passo 2: identifique a sua persona 

Para criar uma estratégia de marketing digital eficaz, você precisa compreender bem quem é o seu público e como se comunicar com ele. Isso inclui coletar dados demográficos, psicográficos, sociais, econômicos e comportamentais para criar a sua persona.

Depois de identificá-lo, você pode personalizar sua mensagem de marketing e escolher as plataformas de mídia social e táticas de marketing que melhor se adequem a eles.

Passo 3: crie conteúdo relevante 

O conteúdo é a base de qualquer estratégia de marketing digital. Portanto, desenvolva materiais que resolvam os problemas e as objeções do seu público. Ao fazer isso de forma contínua, você agrega valor à sua marca e educa a sua audiência. 

Certifique-se de que seu conteúdo esteja alinhado com a persona da sua empresa. Além disso, escolha formatos que sejam atraentes e relevantes para o seu público, como vídeos, infográficos, postagens em blog, entre outros.

Passo 4: escolha suas plataformas de marketing digital

Escolher as plataformas certas para distribuição de conteúdo é importante para alcançar um público qualificado. Leve em consideração onde a sua persona está mais ativa e quais os canais oferecem as melhores oportunidades de alcance e engajamento. 

Passo 5: meça e ajuste sua estratégia

Por fim, é essencial que você avalie o desempenho da sua estratégia de marketing digital para ver se ela está alcançando seus objetivos estabelecidos no início. Use ferramentas de análise e relatório para acompanhar a performance e colher os dados. Com base nessas informações, faça os ajustes que achar necessário para melhorar os seus resultados de forma contínua. 

Cases de sucesso de marketing digital 

Certamente você deve se lembrar dos slogans “amo muito tudo isso”, “todo mundo usa” ou “o lugar mais mágico da terra”, não é mesmo? Independente de quanto tempo passe, essas frases fazem parte do nosso subconsciente. O marketing digital age exatamente dessa maneira, construindo uma identidade memorável para sua marca.

Nesse tópico, selecionamos algumas campanhas que se tornaram cases de sucesso do marketing de internet para você se inspirar. Continue com a gente e confira.

Disney 

Share Your Ears
(fonte: VejaSP)

Começando pela gigante estadunidense Walt Disney, considerada um dos maiores cases de sucesso quando o assunto é marketing (do tradicional ao digital). 

Em 2018 a marca alcançou resultados admiráveis ao lançar uma campanha beneficente chamada Share Your Ears, que traduzindo significa “compartilhe suas orelhas”. A ação foi realizada durante a comemoração de 90 anos do Mickey Mouse.

A campanha incentivou o público a postar fotos nas redes sociais exibindo as orelhas do Mickey com a #ShareYourEars. Para cada publicação, foram doados US$5 para a Make-A-Wish, uma instituição que apoia o desenvolvimento de crianças.

O resultado: a meta das doações era de arrecadar US$1 milhão, mas o sucesso foi tão grande que a Disney dobrou o valor. Impulsionada pela internet, a ação é um dos maiores cases de sucesso do marketing digital dos últimos anos. 

Dove

Outra multinacional que soube utilizar as redes sociais para impulsionar a sua campanha foi a Dove. A marca é conhecida por levantar debates sobre a mulher na publicidade e conta com inúmeros cases de sucesso no marketing, dentre eles a ação Retratos da Real Beleza é, até hoje, uma das mais prestigiadas do mundo.

Em 2019, outra vez, a Dove promoveu um debate importante sobre a representatividade feminina nas propagandas.  De acordo com a própria marca, 70% das mulheres e indivíduos não-binários não se sentem representados pela mídia.

Foi então, que em apoio à causa, a marca fez uma parceria com o banco de imagens Getty Images e lançou a #ShowUs ou #NosMostre em português. O projeto consistia em criar uma biblioteca pública de fotos construída com mulheres de mais de 30 países.

O objetivo da ação era disponibilizar fotos que desconstruíssem os estereótipos relacionados ao padrão de beleza feminina criado por peças publicitárias de todo o mundo. O resultado foi nada menos que o Leão de Prata no Cannes Lions de 2019. 

Havaianas

Havaianas
(fonte: Havaianas)

Se você tem em torno de 30 anos, provavelmente, vai se recordar da trajetória de sucesso da Havaianas. O grande trunfo da empresa foi o posicionamento estratégico adotado ao longo da sua trajetória.

A marca inicialmente surgiu com o conceito “bom e barato”, tendo uma maior demanda da classe C. Porém, com o uso estratégico do storytelling em conjunto com o marketing de influência, a Havaianas ampliou a gama de clientes, tendo adesão também da classe média e alta.

Esses foram apenas alguns exemplos de empresas que conseguiram alcançar resultados excepcionais por meio do marketing digital. Se você também quer maximizar o desempenho das suas estratégias de venda, priorize as ações online. 

Pois como você pode ver neste artigo, vivemos hoje, a era da internet. Seja qual for a sua área de atuação, ficar fora do digital significa perder oportunidades de negócio. 

Porque a GMZ.MOKE é a agência de marketing digital ideal para o seu negócio? 

Atuando há quase uma década no mercado, a GMZ.MOKE é referência quando o assunto é marketing digital. Ao longo da nossa trajetória desenvolvemos uma metodologia própria com foco em lucratividade e crescimento, no qual foi responsável em gerar dezenas de cases de sucesso. 

Este resultado expressivo é apenas um reflexo do trabalho desenvolvido pelos seletos times de especialistas que compõem a tribo Moke. Além disso, somos parceiras das maiores plataformas de marketing do Brasil, dentre elas a RD Station e o Google Ads. Sua empresa pode vender mais com o Marketing Digital!

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