YouTube SEO: o que é, vantagens e como otimizar seus vídeos para ter mais visualizações

O SEO para YouTube tem se tornado uma estratégia bastante popular nas empresas. Afinal, qual marca não gostaria de ocupar o topo das buscas da maior plataforma de vídeos da internet?

No entanto, para que isso seja possível, você precisará de muito mais do que um vídeo bem produzido, uma vez que os algoritmos do canal levam em consideração inúmeros fatores de classificação, além da qualidade do material.

É exatamente nesse ponto que o SEO para YouTube se faz necessário. Isso porque a técnica é responsável em preparar o vídeo para que a plataforma entregue o material para o maior número de pessoas possível.

Neste artigo, vamos te explicar em detalhes o que precisa ser feito para garantir vídeos otimizados capazes de alcançar bastante usuários. Boa leitura! 

O que é SEO?

SEO para YouTube tem se popularizado nas empresas.

Antes de falarmos sobre otimização de vídeos para o YouTube, vamos relembrar rapidamente o que é SEO (Search Engine Optimization). Traduzindo para o português, o termo significa otimização de mecanismos de busca.

A técnica trata-se de um conjunto de estratégias e ações que têm como objetivo melhorar a visibilidade de um site nas páginas de resultados  dos mecanismos de buscas, como o Google, conhecidos como SERP. 

Inclui nas práticas de SEO diversos processos, como pesquisa de palavras-chave, criação de conteúdo, otimização de elementos técnicos do site, como títulos, streaming, tags, construção de URLs, entre outras tarefas. 

O que é SEO no YouTube?

 SEO para Youtube envolve várias ações e táticas.

Agora que você já sabe o que é SEO ficará muito mais fácil de entender o que é Youtube SEO. Como o próprio nome sugere, a metodologia nada mais é do que um conjunto de estratégias que busca melhorar a visibilidade dos seus vídeos nos resultados de pesquisa do YouTube. 

Dessa forma, a otimização de materiais audiovisuais é importante para os negócios e criadores de conteúdo conseguirem aumentar sua visibilidade, atrair mais espectadores e expandir seu público na plataforma. Logo, se a sua empresa deseja alcançar esses objetivos, recomendamos contar com o auxílio de profissionais. 

Isso porque apesar de ser uma estratégia de fácil explicação, na prática não é tão simples assim. O SEO para Youtube envolve várias ações e táticas que exigem um conhecimento técnico aprofundado. Inclui nesse processo:

  • Pesquisa de palavras-chave relevantes;
  • Otimização do título e descrição do vídeo;
  • Inclusão de tags relevantes;
  • Otimização do conteúdo do vídeo;
  • Divulgação do vídeo em outras plataformas. 

Posteriormente iremos explicar em detalhes cada um desses tópicos. Portanto, continue com a leitura para saber mais sobre SEO no YouTube. 

Qual a importância do SEO no YouTube?

youtube seo

Imagine a seguinte situação: a sua empresa faz um grande investimento para produzir um vídeo que vai ser postado no canal do Youtube. Para isso, é gasto uma verba com roteiristas, videomakers e editores.  Depois de horas de trabalho, o material fica incrível e você tem certeza que o público vai adorar. 

Feliz com o resultado, você publica o vídeo no canal e espera a reação dos usuários. Porém, nada acontece! Frustrado, você faz a seguinte pergunta: por que as pessoas não estão interagindo com o conteúdo? A resposta é simples: o material não chegou até eles.

Entendeu porque é essencial investir em SEO para YouTube? Embora a qualidade do vídeo seja importante para a sua audiência, a plataforma considera uma série de outros fatores no momento de classificar o material, como palavras-chave, título, descrição, legenda, entre outros.

Quais são as vantagens de aplicar técnicas de SEO para YouTube?

A otimização SEO para YouTube melhora a visibilidade dos vídeos nos resultados de pesquisa.

Como explicamos até aqui, a otimização de vídeos para o YouTube é crucial para que o seu material alcance mais pessoas. Porém, além disso, as práticas de SEO podem gerar inúmeras vantagens dentro de uma estratégia de marketing digital. Dentre elas:

Aumenta a visibilidade 

A otimização SEO para YouTube pode melhorar a visibilidade dos vídeos nos resultados de pesquisa e, consequentemente, esse fator também amplia as chances do seu material ser encontrado pelos espectadores no Google e em outras plataformas. 

Reduz os custos com mídias pagas

Por ser uma estratégia de otimização orgânica, a sua empresa não terá necessidade de investir na divulgação dos vídeos. Além disso, com a otimização SEO, os criadores de conteúdo podem alcançar uma base de espectadores mais ampla sem precisar investir em tráfego pago

Melhora o engajamento 

Quando um vídeo aparece em uma posição de destaque nos resultados de pesquisa do Youtube, ele tende a receber mais cliques e visualizações. Esse fator, pode potencializar o engajamento com o público e aumentar as chances de compartilhamento. 

Fortalece a autoridade 

Vídeos com classificação mais alta nos resultados de pesquisa são considerados mais relevantes pela plataforma, aumentando a autoridade do canal e a credibilidade do criador de conteúdo, no caso a empresa responsável. 

Fontes de tráfego do YouTube

O crescimento do canal da sua empresa depende do SEO YouTube.

Antes de explicarmos as boas práticas do SEO para Youtube, você precisa compreender quais são as fontes de tráfego do canal, uma vez que esse fator interfere diretamente na visibilidade do seu vídeo. 

No marketing digital, é bastante comum falarmos sobre o tráfego pago e orgânico, mas no YouTube, existem 3 principais formas do público chegar até o seu conteúdo:

Tráfego de recomendação: quando a plataforma sugere o seu vídeo para o usuário.

Tráfego de pesquisa: quando o usuário faz uma busca na barra de pesquisa e encontra seu vídeo. 

Tráfego externo: quando uma pessoa chega ao seu canal por meio de um link externo.

Ao longo desse post, explicaremos como otimizar esses três tipos de três tráfegos, especialmente o tráfego de pesquisa, uma vez que o SEO atua diretamente nos resultados de pesquisa. 

YouTube SEO na prática

Conquiste posições privilegiadas nos resultados de busca com o SEO YouTube.

Assim como o ranqueamento de sites em mecanismos de buscas, o SEO para Youtube engloba uma série de otimizações que buscam facilitar a leitura do algoritmo da plataforma. 

O processo, basicamente, refere-se à estruturação estratégica dos metadados (palavras-chave, título, descrição, tags e legenda). Ao otimizar essas informações no momento de publicar o vídeo, o Youtube consegue fazer a leitura correta do conteúdo e entregar para as pessoas certas. Abaixo aprofundamos mais sobre cada um desses tópicos.

Palavras-chave

O SEO é intrínseco às palavras-chave. Portanto, quando falamos sobre ganhar visibilidade no YouTube, esta é uma das principais estratégias que devemos abordar.

Antes de começar a produção do vídeo, faça uma pesquisa dos temas mais relevantes para a sua estratégia e quais assuntos podem gerar mais oportunidades para o seu canal.

Nesse processo, use a Semrush para pesquisar o volume de buscas dos termos que estão dentro do tema escolhido. Dessa forma, você consegue definir o conteúdo do seu vídeo baseando-se na quantidade de usuários que estão buscando pelo assunto. 

Lembrando que quanto maior for o volume de busca da palavra-chave, significa que mais pessoas estão pesquisando por esse tema, por outro lado, a concorrência é maior.

Se a palavra-chave apresenta uma menor quantidade de busca, é um indicativo que poucos usuários estão pesquisando por ela, mas a concorrência é menor. 

Nesse cenário, você pode produzir os seus vídeos conforme a estratégia do funil de vendas, criando conteúdos mais superficiais e com um maior volume de buscas para o público que se encontra no topo de funil e elaborando vídeos mais segmentados com pouco intenção de busca para a audiência que se encontra no fundo de funil. 

Título

O título também é um importante fator que interfere na visibilidade de um vídeo. O mais indicado é que você inclua a palavra-chave, de preferência, no início dele. Não esqueça também de pensar em títulos que sejam capazes de despertar curiosidade da audiência.

Para facilitar o entendimento, utilizaremos o seguinte exemplo. Vamos supor que eu tenha uma confeitaria e esteja trabalhando com a palavra-chave “pudim gourmet”. Nesse caso, um bom título seria “Como fazer um pudim gourmet” ou “Aprenda a fazer o melhor pudim gourmet com a receita secreta”.

Descrição

Outro metadado que merece atenção é a descrição do vídeo. Embora não exista uma receita de bolo pronta, para uma melhor experiência do usuário, recomendamos que você crie um texto com um parágrafo introdutório curto, seguido por uma seção mais detalhada com informações relevantes sobre o vídeo.

De forma geral, uma boa descrição deve ser clara, concisa e fornecer informações úteis sobre o conteúdo do vídeo e, ao mesmo tempo, ser persuasiva e atraente capaz de fazer o usuário assistir e compartilhar o conteúdo.

Tags 

As tags são uma espécie de etiquetas compostas por palavras-chave ou frases curtas que descrevem o vídeo. O recurso ajuda o Youtube a identificar o segmento que o material pertence e direcioná-lo para o público correto. 

Aproveitando o exemplo anterior, você pode criar tags do tipo “pudim gourmet”, “receita de pudim gourmet”, “como fazer pudim gourmet”, “pudim gourmet barato”, entre outras opções. 

Porém, é importante não exagerar no uso das tags. O YouTube pode penalizar o vídeo se for detectado o uso excessivo desse recurso de forma irrelevante ou enganosa, prática que é conhecida como spam de tags. 

Legenda

Quando o Youtube indexa o texto da legenda, ele pode reconhecer e entender melhor o conteúdo do vídeo, o que pode ajudar a classificá-lo em resultados de pesquisa relevantes.

Além disso, as legendas também permitem que os espectadores encontrem o vídeo por meio de buscas na aba de pesquisa, além de tornar os conteúdos acessíveis a um público mais amplo, incluindo pessoas com deficiência auditiva ou surdez.

Como aumentar o tráfego externo do meu canal?

Aumente a visibilidade do seu conteúdo com as melhores práticas de SEO para YouTube.

Como mencionamos antes, além do tráfego de pesquisa, você pode receber visitas no seu canal por meio de indicações do próprio Youtube ou pelo tráfego externo.

Para potencializar os acessos vindos de outras plataformas, uma excelente alternativa é investir em mídia paga. Os anúncios permitem que você alcance um público maior, aumentando a visibilidade do seu canal e incentivando os usuários a se inscreverem.

Não esqueça também de divulgar o seu vídeo nas redes sociais e no seu blog para ampliar ainda mais o seu alcance. 

SEO sob medida: a GMZ.MOKE desenvolve estratégias personalizadas para o seu negócio

Como você viu nesse post, o SEO é um dos pilares de uma boa estratégia de marketing digital. Através dessa técnica é possível destacar o seu conteúdo nas principais plataformas da internet, como o Google, Bing, Youtube, entre outros. 

Portanto, se a sua empresa ainda não adotou as estratégias de ranqueamento, você pode estar perdendo oportunidades de negócio. Junte-se a nós e conte com a GMZ.MOKE para potencializar a visibilidade da sua marca.

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