SEO para indústria: entenda como vender mais

Você sabia que ao implementar uma estratégia de SEO para indústria é possível alavancar a taxa de conversão do seu site? A metodologia permite gerar um fluxo contínuo de tráfego orgânico atraindo uma grande quantidade de visitantes e possíveis clientes. E o melhor de tudo: com um baixo investimento.

Uma prova disso, é a pesquisa da Hedgehog Digital que identificou que 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de efetuar uma compra. Logo, ter o site da sua empresa em uma posição de destaque nos mecanismos de busca é essencial para os resultados. 

Quer saber mais como a otimização de sites impacta positivamente os negócios B2B? Leia este artigo até o final e descubra!

O que é SEO para indústrias?

O SEO para indústrias é uma técnicas para aumentar o tráfego orgânico do site de uma empresa B2B.

O SEO para indústrias consiste em um conjunto de técnicas cujo objetivo é aumentar o tráfego orgânico do site de uma empresa B2B, melhorando o posicionamento da página nos mecanismos de buscas, como o Google. 

Por se tratar de uma relação entre duas empresas, uma fornecedora e outra compradora, o SEO para B2B tem desafios específicos no momento de desenvolver uma estratégia de ranqueamento, uma vez que esse tipo de público costuma ser mais analítico.

Portanto, nesse caso é indicado a criação de conteúdos educacionais e que sejam capazes de gerar valor ao seu produto ou serviço. No mais, a otimização de sites segue os 4 pilares do SEO tradicional: conteúdo de qualidade, SEO técnico, SEO on-page e SEO off-page. 

Por que investir em SEO para indústria?

O SEO para indústrias gera inúmeras vantagens, como fortalecimento da autoridade no mercado e maior alcance.

Adotar uma estratégia de SEO para indústrias pode gerar inúmeras vantagens, como fortalecimento da autoridade no mercado, maior alcance, tráfego de qualidade e consequentemente o aumento da  taxa de conversão em vendas. Entenda como isso é possível: 

Maior alcance: o Google é o mecanismo de busca mais utilizado no mundo. Logo, ter um site ocupando uma das primeiras posições na página de pesquisa da plataforma, amplia exponencialmente o alcance e a visibilidade da sua marca. 

Credibilidade: ao adotar as estratégias de SEO no site institucional ou no blog da sua indústria, a página tende a ganhar mais autoridade. Isso porque ao aparecer em uma posição de destaque na página de pesquisa do Google, você aumenta a confiança do público-alvo. 

Mais vendas: a partir do momento que você amplia o alcance e transmite credibilidade à sua audiência, certamente, isso aumentará as vendas. Além disso, uma boa estratégia de SEO para indústria atrai pessoas que realmente se interessam pelo seu produto, o que amplia também as taxas de conversões. 

Mapear clientes: uma das funções mais importantes do SEO é a análise e interpretação de dados. Por meio das métricas geradas, é possível obter diversas informações relevantes do seu público, o que permite conhecer melhor a persona e tomada de ações mais assertivas.

Quais são as diferenças entre SEO B2B para B2C?

O SEO para indústria faz parte das estratégias do Marketing Industrial.

O SEO para B2B faz parte das estratégias do Marketing Industrial. Uma vertente do marketing especializada em atender empresas que vendem para outras organizações. Dessa forma, existem grandes diferenças com as ações que focam no consumidor final. Confira algumas delas abaixo: 

Dificuldade de conversão

Diferente do público B2C, que muitas vezes compram por puro impulso emocional ou sonho de consumo, o cliente B2B sempre estará em busca da melhor solução do mercado para uma necessidade. Portanto, neste caso a empresa fornecedora fica mais limitada no uso de alguns recursos no que tange os gatilhos mentais.

No entanto, apesar de o processo ser mais desafiador, as vendas concretizadas geralmente têm um valor muito mais alto do que no segmento B2C, pois além de se tratar do mercado de atacados, as relações entre duas empresas tendem a ser mais duradouras, embora criar uma conexão de longa data também seja um outro desafio no B2B. 

Funis de vendas complexos

O caminho percorrido por um cliente B2B até a fechar um negócio é r mais complexo do que no B2C. Compare, a linha de pesquisa e as estratégias adotadas para vender uma blusa para um consumidor final em relação a um profissional que está em busca de um software de gestão para uma grande empresa. 

Fica fácil identificar qual processo é mais complexo, não é mesmo? Um proprietário ou gestor de uma organização avalia inúmeros critérios envolvendo valores, confiabilidade, vantagem econômica e usabilidade antes de assinar um contrato. 

Esse é um dos motivos que torna o SEO para indústria essencial em uma estratégia de marketing. Por meio de conteúdos de qualidade, é possível educar, conscientizar e conquistar o potencial cliente, o que também ajuda a construir um relacionamento duradouro. 

Palavras-chave de baixo volume

No B2B, os termos consultados no Google geralmente têm baixo volume de busca. Isso porque as palavras-chave desse segmento costumam ser bastante segmentadas, uma vez que abordam assuntos técnicos pouco usuais para a maioria das pessoas.

Em suma, o grande desafio do profissional de SEO que atua no B2B é encontrar palavras-chave com baixo volume de busca para segmentar um determinado público de forma que os leve para a próxima etapa da jornada de compra. 

Em contrapartida, esses termos pouco pesquisados no Google, geram um tráfego mais qualificado, visto que, quem os pesquisam sabem exatamente o que estão procurando, ou seja, estão mais aptos a fecharem negócio do que um visitante. 

Além de dominar a pesquisa de palavras-chave, o profissional de SEO também deve saber interpretar métricas e utilizá-las ao seu favor. Veja mais sobre assunto no próximo tópico. 

Quais são as principais métricas de SEO para indústria?

Existem métricas específicas para o SEO industrial.

A análise de métricas e o acompanhamento de KPIs estão entre as funções mais importantes do SEO para a indústria. Sem monitorar esses dados, você não será capaz de medir com precisão os resultados gerados pelas suas estratégias. Para garantir que seu esforço esteja valendo a pena atente-se aos seguintes indicadores:

1. ROI

O ROI (Return on Investment) ou Retorno Sobre Investimento é o objetivo principal de quase todas as empresas quando se trata de SEO. A medida corresponde ao resultado financeiro de um investimento, ou seja, ela indica quanto dinheiro a empresa ganhou ou perdeu ao investir em um canal.

Dessa forma, monitorar o ROI é essencial para você avaliar se determinadas atividades estão gerando bons resultados ou não. Logo, você consegue planejar as metas baseando-se em dados tangíveis e investindo cada vez mais nos canais que geram os melhores retornos. 

2. Conversões (vendas e leads)

Embora o ROI seja o objetivo geral das estratégias de SEO, ele leva mais tempo para ser mensurado. Isso porque, além de envolver diversos canais, normalmente o tráfego orgânico gera resultados a longo prazo. Por esse motivo é fundamental observar também as conversões, tanto em leads quanto em vendas. 

Vale ressaltar que medir o volume de conversões orgânicas é uma forma de demonstrar efetividade no trabalho baseando-se em dados. Portanto, veja e anote a taxa de conversão antes de iniciar os trabalhos de SEO, pois caso haja um aumento nos resultados você será capaz de provar a efetividade da sua estratégia. 

3. Visibilidade orgânica

Retornando ao assunto de que os resultados de SEO demoram um certo tempo para aparecerem, uma boa métrica para verificar e medir um crescimento consistente a curto prazo é a visibilidade orgânica. O indicador informa o nível de visibilidade do seu site nos mecanismos de buscas. 

É possível monitorá-lo de duas formas: por meio do Google Search Console ou Semrush. Com a primeira ferramenta você consegue ver as pesquisas para as quais seu site estava visível. Já com a segunda você pode ver como sua visibilidade mudou para todas as palavras-chave indexadas. 

4. Sessões orgânicas

As sessões orgânicas, mostram o número exato de visitas que o seu site ou blog recebeu a partir de pesquisas feitas em motores de busca, como o Google. Dessa forma, este indicador é importantíssimo para verificar se a sua página está com uma boa otimização SEO ou não. 

Além disso, as sessões orgânicas estão diretamente ligadas com o ROI, uma vez que o tráfego orgânico é o passo que antecede as conversões, logo quanto maior for a quantidade visualizações, maiores serão o retorno. 

5. Tráfego de marca VS tráfego sem marca

Tanto o tráfego de marca quanto o tráfego sem marca referem-se às atividades feitas pelos usuários em sua página, ou seja, as visitas e engajamento. A diferença é que no primeiro caso o cliente chega ao seu site pesquisando diretamente o nome da sua empresa. Já o segundo, buscando por termos relacionados. 

Este tipo de métrica ajuda no mapeamento de palavras-chave, uma vez que o volume de buscas do tráfego sem marca normalmente é maior, pois são termos mais genéricos. Já o tráfego de marca são buscas mais segmentadas e usuários que já conhecem o seu negócio.

Dentro de uma estratégia de Marketing Digital ambos os indicadores são importantes, pois o tráfego de marca está mais relacionado com conversões e o tráfego sem marca com atração de visitantes. 

6. Posicionamentos de palavras-chave

O posicionamento de palavras-chave refere-se às posições que elas estão ocupando na página de busca, ou seja, como os seus principais termos estão ranqueados nas SERP. Mesmo que essa medida não seja uma métrica resultante das suas ações de SEO, é importante acompanhá-la para elaborar uma estratégia de palavras-chave mais assertivas. 

7. Backlinks

Resumidamente, um backlinks é um link feito de um site para o outro. Por exemplo, quando um artigo cita uma estatística e insere o link que direciona o usuário para a página da pesquisa. No SEO essa prática gera inúmeros benefícios à página que foi mencionada, pois o motor de busca entende que o domínio é confiável.

Por isso, o backlinks é um indicador bastante importante que deve ser monitorado. Veja as métricas de links que você deve conferir:

  • Quantidade de backlinks;
  • Quantidade total de links citados;
  • Quantidade de links perdidos;
  • Quantidade de links recebidos.

Fique de olho também nos links tóxicos que são quando páginas com baixa reputação fazem referência ao seu site. Esse fator prejudica o SEO do seu site e pode diminuir o número de visitantes. 

8. CTR orgânico

O CTR (click-through-rate) é a taxa de cliques orgânicos, ou seja, é a relação do número de exibições de um site nos mecanismos de buscas e a quantidade de cliques que ele recebeu. Assim, ele é um indicador bastante importante no momento de definir a title tag e meta description do seu conteúdo. 

9. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição ou Bounce Rate refere-se ao número de pessoas que acessaram uma única página do seu site e logo saíram sem continuar a navegação. Esse tipo de métrica é fundamental para identificar se o conteúdo da sua empresa está de acordo com o público-alvo.

Logo, se a taxa de rejeição estiver muito alta significa que o seu site não está conseguindo atrair usuários e muito convertê-los. Ou seja, isso indica que você está perdendo oportunidades de negócios. 

10. Tempo médio sessão

Tempo médio de sessão é o tempo que os usuários permanecem em uma página. Portanto, o indicador mostra o quão engajado e interessado o seu público está em seus conteúdos. Dessa forma, essa métrica é extremamente útil para descobrir quais assuntos a audiência tem mais interesse. 

Dessa forma, para páginas com bastante artigos, quanto maior for o tempo médio de permanência, melhor é. Além disso, você também pode usar essa métrica para medir a duração e o tempo total que as pessoas passam no seu site. 

11. Problemas de cobertura

Algumas plataformas como o Google Search Console oferecem a opção de análise para identificar quaisquer erros de cobertura do seu site. Normalmente esse indicador é usado pelo SEO técnico, responsável pelo bom funcionamento da página.

Confira alguns erros de coberturas comuns:

  • Erros de servidor 5xx;
  • Erros 4xx;
  • Páginas noindex;
  • Páginas rastreadas, mas não indexadas;
  • Páginas encontradas, mas não indexadas;
  • Páginas duplicadas, entre outros. 

12. Velocidade de página

A velocidade de carregamento da página é um importante fator de ranqueamento utilizado pelos mecanismos de buscas, ou seja, quanto mais rápido ela abrir para o usuário, mais chances o site tem de ocupar uma posição de destaque na SERP.

Além disso, alguns estudos já comprovaram que a velocidade de um site afeta diretamente a conversão. Nas estratégias de SEO para indústrias, alguns milésimos de segundo podem fazer muita diferença. 

Perguntas frequentes sobre SEO para distribuidores industriais

O SEO industrial aumenta as chances de conversões.

É comum as pessoas ficarem com dúvidas quando o assunto é SEO para indústrias, uma vez que essa técnica é normalmente associada ao B2C. Pensando nisso, selecionamos as perguntas mais frequentes sobre a otimização de sites para empresas. 

Quais são os 3 componentes importantes na estratégia de SEO?

As boas práticas do SEO exigem 3 componentes indispensáveis em uma estratégia de otimização:

Conteúdo de qualidade: é um dos principais fatores que diferencia o seu site dos demais.

Ranqueamento: um bom conteúdo só tem valor se ele for encontrado pelo usuário.

Métricas: a interpretação dos indicadores é essencial para o sucesso de uma estratégia.

Qual é uma das partes mais importante do SEO?

O SEO é amplo e integra uma série de processos fundamentais para o ranqueamento de um site nas páginas de pesquisas, porém gostaríamos de focar nos conteúdos. Como os mecanismos de busca destacar os melhores materiais, um artigo bem pesquisado, aprofundado e bem escrito faz muita diferença. 

Como o SEO aumenta o tráfego?

Ao utilizar diversas técnicas de otimização, o SEO faz com que a sua página seja facilmente encontrada por um volume maior de usuários, aumentando exponencialmente o tráfego orgânico de um site. Confira no próximo tópico algumas empresas B2B que foram bem-sucedidas ao adotarem esta técnica: 

Cases de sucesso de SEO para B2B

O SEO para industrias tem potencial para reduzir o CAC.

A prática de olhar para outras empresas pode proporcionar inúmeras vantagens no SEO para indústrias. Sejam organizações concorrentes ou não, é sempre bom analisar as táticas usadas por elas para saber o que funcionou ou não. 

Nesse sentido, quando o assunto é cases de sucesso de SEO para B2B duas empresas se destacam pelas estratégias de otimização desenvolvidas. São elas: HubSpot e Canva. 

HubSpot

A HubSpot é uma desenvolvedora americana de software para Inbound Marketing e está entre as empresas que mais acertaram nas estratégias de SEO para indústrias. O site da organização recebe mais de 15,9 milhões de acessos orgânicos mensais no mercado de falantes inglês. E esse número continua crescendo. 

Nas páginas de resultados dos Estados Unidos o HubSpot ocupa a primeira posição para pesquisa dos termos “market research”, “branding”, “webinars” e muitos outros bastante concorridos.  

Canva

Canva é uma plataforma de design gráfico bastante conhecida entre os profissionais de marketing. Ela soma em seu site nada mais nada menos que 38,7 milhões de acessos orgânicos por mês no mercado americano. 

Esse sucesso, em partes, deve-se à forma pelo qual a empresa se posiciona no mercado, oferecendo soluções de um determinado público. Por isso, tem diversos termos, como “YouTube banner”, “template” e “brochure” ocupando o primeiro lugar no SERP. 

Como o SEO pode impactar as suas vendas? 

Destaque o site da sua empresa no Google com o SEO industrial.

No tópico anterior vimos o quão poderoso pode ser uma boa estratégia de SEO para indústrias. Seguindo esta mesma linha, veja como a otimização de sites pode impactar positivamente as suas vendas. 

Tráfego qualificado

Independente do segmento ou porte, qualquer empresa que tenha um site quer se destacar dos demais concorrentes, certo? Pois bem, o SEO atua justamente nesse ponto e pode gerar tráfego qualificado para a sua página. 

Diferente das estratégias de mídia paga para indústria em que a empresa vai até os clientes B2B com anúncios, no SEO é justamente ao contrário. Quando um usuário pesquisa uma solução no Google, é ele quem está indo atrás de você. 

Esse movimento faz toda diferença no Marketing Digital Industrial, uma vez que o tráfego que chega até você é mais qualificado. 

Aumento nas vendas

Mais tráfego de qualidade significa mais oportunidades de negócio. Nesse sentido, o SEO pode aumentar as suas vendas por meio do tráfego qualificado.

Além disso, um site otimizado com uma boa velocidade de carregamento e com responsividade mobile, pode potencializar ainda mais as conversões em vendas. 

Volume de tráfego

De acordo com uma pesquisa da empresa Cuponation, 92,58% dos brasileiros utilizam o Google, ficando atrás apenas dos indianos. Ou seja, em escala mundial, o Brasil ocupa o 2°lugar entre os países que mais utilizam a plataforma. 

Neste cenário, já parou para refletir a quantidade de tráfego orgânico que você conseguiria gerar se o site da sua empresa estivesse bem posicionado na SERP? Pois isso é bem possível utilizando as técnicas certas de SEO para indústrias. 

Diminuição do CAC

Assim como qualquer estratégia de Inbound Marketing Industrial que gera tráfego orgânico, o SEO também tem potencial para reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes). Isso porque ao atrair usuários que estão procurando pelo seu produto ou serviço, você reduz o ciclo de compra e não precisa dedicar esforço e tempo para trazer novos visitantes. 

Melhor posicionamento orgânico em relação à concorrência

Ter um site ranqueado na SERP do Google significa que a sua página está aparecendo porque os seus clientes estão pesquisando a sua marca. A partir desse momento, você se torna referência no mercado de atuação e posiciona-se à frente em relação à concorrência. 

Melhor experiência do usuário

Quando o seu cliente interage com o site do seu negócio e tem uma experiência positiva, você melhora involuntariamente o Customer Experience do seu público e ele passa a confiar mais no seu serviço. No mercado B2B esse fator é primordial para construir um relacionamento duradouro com o consumidor.

Além disso, ao melhorar a experiência do usuário você robustece a reputação da sua marca, aumenta a credibilidade, fideliza clientes e ainda amplia as oportunidades de negócios. 

Marketing de conteúdo mais assertivo

O SEO é intrínseco ao Marketing de Conteúdo. Portanto, ao desenvolver um cronograma de post blogs baseados no mapeamento de palavras-chave, automaticamente você aprimora a assertividade da estratégia. Isso porque, os artigos serão produzidos fundamentados em uma sólida pesquisa de intenções de busca. 

Essa lógica, também serve para outros formatos de conteúdo. Ao investir em SEO para indústria você também aumenta a assertividade dos materiais ricos, e-mail marketing, newsletters, post de redes sociais.  

Otimização da jornada do cliente

Os conteúdos desenvolvidos com as boas práticas do SEO orientam e guiam o público pela jornada do cliente. Dessa forma, você consegue desenvolver artigos de topo, meio e fundo de funil conforme o potencial cliente percorre a jornada. Isso contribui na geração de tráfego de qualidade e, consequentemente, melhora a taxa de conversão. 

Branding

Branding é um conjunto de ações que tem como principal objetivo tornar uma marca reconhecida no mercado. Para isso, o método desenvolve um posicionamento estratégico capaz de criar uma conexão com o público-alvo. Nesse contexto, o SEO contribui grandemente com o aumento da autoridade de uma empresa de duas formas.

O primeiro benefício do SEO em uma estratégia de branding é o fortalecimento da reputação de um negócio. A partir do momento que o site se destacar nas SERP dos principais mecanismos de busca, como Google e Yahoo, a audiência passará a confiar mais na marca. 

A segunda vantagem está relacionada com a assertividade dos seus conteúdos. Ao elaborar um cronograma de posts com assuntos que sejam úteis para o seu potencial cliente, as chances de conquistá-los aumentam, uma vez que a sua empresa estará o ajudando a solucionar uma objeção. 

Quanto antes você implementar o SEO para indústrias, melhor será para o seu negócio!

Como você viu ao longo deste artigo, a otimização de sites no segmento B2B pode proporcionar inúmeras vantagens que impactam positivamente os seus resultados.

A GMZ.MOKE conta com um seleto time de especialistas formado por programadores, designers e redatores, capazes de destacar o site da sua empresa nas pesquisas do Google. Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso.

estamos prontos para te atender

Vamos fazer negócio

Potencialize sua presença online! Descubra como a GMZ
pode impulsionar o seu negócio para o sucesso digital.