7 segredos que não te contaram sobre SEO para Landing Pages

Que a otimização de sites para mecanismos de busca é importante, muitos profissionais de marketing já sabem. No entanto, boa parte deles ainda desconhece o potencial do SEO para Landing Pages.

Para garantir que os seus materiais ricos sejam baixados por um público amplo e ao mesmo tempo qualificado, é necessário aplicar as boas práticas de SEO na Landing Page. Assim, você maximiza a visibilidade dos seus conteúdos no Google.

Neste artigo, confira 7 dicas que poucas pessoas revelam sobre como aplicar o SEO para LPs! Excelente leitura!

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias aplicadas em páginas online para melhorar o posicionamento nos mecanismos de buscas, como o Google. Assim, é possível impulsionar a visibilidade de um site, blog, e-commerce e, até mesmo, Landing Pages utilizando o tráfego orgânico.

O que são Landing Pages?

As Landing Pages são páginas que permitem capturar informações de contato de visitantes e convertê-los em leads. Para isso, as empresas utilizam um formulário, onde o usuário deixa seus dados e, em troca, recebe um conteúdo de valor. Esses materiais podem ser:

  • infográficos;
  • e-books;
  • guias de compra;
  • webinars;
  • entre outros.

O que é SEO para Landing Pages?

O SEO para Landing Pages é uma estratégia focada na otimização de páginas de captura para mecanismos de buscas. Ao adotar essa técnica, você potencializa as chances da sua LP conquistar uma posição de destaque no Google.

Como as Landing Pages são mais objetivas e curtas, muitos profissionais acreditam que não há necessidade de otimizá-las. Mas, em uma campanha de Inbound Marketing este é um importante passo para atrair visitantes e transformá-los em leads.

7 segredos de otimização de SEO para Landing Pages 

Entender que o SEO é importante para Landing Pages não necessariamente vai garantir que ela seja um sucesso em conversões. Para isso, é fundamental investir em boas estratégias de otimização de sites.

A seguir, confira 7 dicas que vão garantir que as suas LPs apareçam no topo dos resultados do Google! 

1. Escolha as palavras-chave certas

A definição das palavras-chave é o ponto de partida para a otimização de SEO em Landing Pages. Pesquise cuidadosamente quais termos são mais relevantes para o seu público e insira-o de forma natural no conteúdo da página.

Ferramentas como o SemRush e o Keyword Planner, do Google, vão te ajudar nessa tarefa.

2. Escreva conteúdos encantadores

O Marketing de Conteúdo é o carro-chefe de sua Landing Page. Afinal, é ele que vai atrair visitantes e convencê-los a preencher o formulário. Por isso, é imprescindível acertar no tom de voz e na construção do texto para gerar leads. Nesse contexto, a escrita encantadora e criativa será uma grande aliada.

3. Faça a configuração correta da title tag

A title tag é o título da página que aparece nos resultados de pesquisa do Google. Ou seja, é o primeiro elemento que o usuário vai ver após fazer uma busca. É fundamental que você crie chamadas atraentes e que captem a atenção da pessoa de imediato.

Lembrando que uma boa title tag deve conter a palavra-chave e ter entre 50 a 60 caracteres. 

4. Não esqueça da meta-description

A meta-description fica abaixo da title tag, sendo um resumo do que o visitante vai encontrar em seu conteúdo. É como se fosse um convite para acessá-lo. Por esse motivo, uma frase curta e persuasiva pode fazer toda a diferença na hora de chamar a atenção para a Landing Page.

5. Dê atenção à tag alt

A tag alt serve para fornecer uma descrição textual da imagem, o que é fundamental para a acessibilidade e a experiência do usuário. Ao utilizá-la em suas Landing Pages, você torna o seu site mais inclusivo e amigável para todas as pessoas. Isso impacta diretamente no ranqueamento de sua página de captura no Google.

6. Utilize links internos

Uma Landing Page também pode usar links internos. No entanto, é interessante direcioná-los para conteúdos diretamente relacionados ao material rico ou à página da marca, a fim de não desviar a atenção dos clientes.

7. Escolha boas imagens

As Landing Pages também podem contar com recursos visuais para se destacar. Desse modo, a escolha das imagens que compõem a página pode incentivar o público a preencher o formulário e baixar o conteúdo..

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Como você viu, são vários os recursos que podem ser utilizados para a otimização de SEO para Landing Pages. Por esse motivo, investir em diferentes estratégias é um passo fundamental para garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso aos seus materiais e conheçam a sua marca.

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Em Resumo

O que é otimização de Landing Page?

Trata-se da aplicação de técnicas que garantam que a Landing Page esteja entre os primeiros resultados nas pesquisas com palavras-chave relacionadas ao assunto abordado. Desse modo, é possível promover um tráfego orgânico para converter público.

Como saber se minha Landing Page é boa?

Veja os seguintes pontos para saber se uma Landing Page é boa:
– escolha das palavras-chave certas;
– conteúdo encantador;
– configuração de tag de título;
– tag alt;
– meta-descrição;
– links internos;
– imagens.

Como melhorar minha Landing Page?

1. Escolha as palavras-chave certas;
2. Escreva um conteúdo encantador;
3. Configure a tag de título de forma adequada;
4. Preste na atenção na title tag;
5. Não esqueça da meta-descrição;
6. Uso de links internos;
7. Escolha boas imagens.

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