Entenda por que tráfego orgânico é importante para estratégias em longo prazo

Algum tempo atrás, o principal método de aumentar a visibilidade de uma marca e chamar a atenção da audiência era por meio de anúncios pagos. Hoje, com o tráfego orgânico você consegue atrair visitas nos canais da sua empresa sem ter a necessidade de investir em propagandas ou lista de e-mails.

Claro que isso não significa que você não terá gastos, mas, quando comparado aos comerciais de TV que podiam custar milhões de reais, dependendo do horário e da duração, os investimentos em tráfego orgânico podem ser muito mais acessíveis e eficientes.

Quer entender como essa estratégia traz resultados significativos a longo prazo e como adotá-la em seu negócio? Então, continue com a leitura!

O que é tráfego orgânico

O tráfego orgânico é nada mais do que todas as visitas que um canal digital (blogs, sites, redes sociais) recebe de forma voluntária e espontânea em um determinado período. Ou seja, ele representa os acessos que a sua empresa obteve sem gastar com anúncios pagos.

Assim, além do excelente custo- benefício, outra grande vantagem da estratégia é a possibilidade de gerar resultados consistentes a longo prazo.

No entanto, é fundamental destacar que, embora o tráfego orgânico seja uma fonte essencial de visitantes para os canais de uma empresa, ela leva um tempo indeterminado para gerar resultados. A construção de uma estratégia de Otimização de Sites eficaz, por exemplo, pode demorar meses para começar a gerar acessos significativos.

Apesar disso, ele é mais sustentável e econômico do que os anúncios e gera uma base sólida de visitantes fiéis e engajados com o conteúdo do site. 

Vantagens do tráfego orgânico 

Cada vez mais as empresas estão investindo em estratégias de tráfego orgânico. Isso deve-se à efetividade da técnica para atrair visitantes. Abaixo, selecionamos os principais benefícios que os acessos orgânicos proporcionam a um negócio. 

Excelente custo-benefício

Embora a produção de conteúdos e a elaboração de estratégias exijam investimento em tempo e recursos, uma vez que os resultados começam a aparecer, eles continuam gerando acessos a longo prazo e de forma sustentável, sem a necessidade de investir em publicidade constantemente. 

Escalabilidade

Conforme o tráfego orgânico começa a aumentar, você pode continuar investindo na estratégia para maximizar ainda mais a visibilidade da página da sua empresa. 

Além disso, os acessos tendem a crescer automaticamente à medida que mais usuários conhecem a sua empresa. Ou seja, quanto mais visitantes um site tiver, mais fácil será de atrair novas pessoas.

Duração

Os resultados gerados pelo tráfego orgânico não tem prazo de validade. Um blog post, por exemplo, pode atrair milhões de visitantes durante anos.

Relevância

Quando um site ocupa uma posição de destaque na página de resultados do Google (SERP), automaticamente, tanto a plataforma quanto os usuários o reconhecem como uma autoridade no segmento.

Construção de relacionamento

À medida que um site ganha mais visitantes fiéis, ele têm mais chances de se envolver com o público e ter o seu conteúdo compartilhado pelo usuário e, consequentemente, passa a contar com promotores naturais da marca.

Isso permite que a empresa acompanhe os potenciais clientes por toda jornada de compra e desenvolva estratégias mais acertadas conforme o funil de vendas

Ferramentas para conquistar tráfego orgânico

Na era digital, conseguir uma boa visibilidade e atrair a atenção dos usuários representa uma imensa vantagem competitiva para uma empresa. Neste cenário, contar um tráfego orgânico estruturado e recorrente é a chave para o sucesso de qualquer negócio. 

A seguir, veja as principais estratégias e ferramentas para você alcançar esse objetivo.

Marketing de conteúdo 

O pilar de qualquer estratégia focada em tráfego orgânico é o marketing de conteúdo, uma vez que para você atrair um visitante de forma espontânea é preciso oferecer uma “isca” que seja capaz de convencê-lo a acessar o canal do seu negócio. Para isso, você pode utilizar conteúdos que sejam relevantes e úteis para sua persona em variados formatos: 

  • Post blogs;
  • E-books;
  • Guias de compra;.
  • Social posts, entre outros.

SEO

O Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para mecanismos de buscas, consiste em um conjunto de estratégias que facilitam um site ser encontrado pelos buscadores. 

Em outras palavras, por meio desse recurso é possível fazer com que a página da sua empresa apareça nos primeiros resultados de pesquisa do Google quando algum usuário pesquisar por um termo que seja relacionado ao seu negócio.

Esse fator é um diferencial competitivo muito grande que coloca a sua empresa em destaque. Para você ter uma ideia, a pesquisa How many Google searches per minute in 2023 da Earthweb constatou que o Google recebe cerca de 6 milhões de buscas por minuto. 

Esse número evidencia o quão é vantajoso investir nesse tipo de estratégia. 

E-mail marketing

Outra estratégia bastante usada pelas empresas para gerar um bom volume de acessos orgânicos é o e-mail marketing. Este canal permite que você crie uma comunicação personalizada com os leads e cultive o interesse deles com conteúdos de qualidade.

Além disso, com as ferramentas de automação de inbound marketing você consegue criar uma sequência de disparos personalizados para sua lista de e-mails, entregando o conteúdo conforme a etapa da jornada de compra que o potencial cliente está. 

Dicas para conquistar tráfego orgânico

Algumas ações podem tornar as suas estratégias de tráfego orgânico muito mais efetiva e consistente. Para gerar uma quantidade significativa de acessos, siga os seguintes passos. 

1. Crie conteúdos de qualidade e originais 

Seja para blogs, redes sociais, e-book ou e-mail marketing, sempre produza materiais originais e de qualidade para o seu público. Especialmente, quando o foco for ranqueamento em mecanismos de buscas. 

Isso porque além de punir conteúdos duplicados, o Google costuma valorizar textos completos e relevantes.

2. Não esqueça de focar na persona

No momento de desenvolver o conteúdo é crucial ter em mente a persona do seu negócio. Lembre-se sempre das necessidades e interesses da sua audiência para criar materiais que sejam realmente úteis para eles. Ao fazer isso, você potencializa a probabilidade de conversão e fidelização.

3. Explore diversos formatos com o mesmo conteúdo

Outra dica importante é explorar diversos canais de distribuição de conteúdo, como blogs, redes sociais e e-mail marketing. Isso ajuda a aumentar a visibilidade do seu conteúdo e a alcançar um público maior. Portanto, não se limite em usar apenas um canal digital. 

4. Atenção na descrição dos conteúdos para o Google 

Por último e não menos importante, é essencial ter em mente as técnicas de SEO ao criar e divulgar o seu conteúdo. 

Isso inclui prestar atenção na descrição dos conteúdos, usar palavras-chave relevantes e otimizar a estrutura do site para que ele seja facilmente encontrado pelos mecanismos de busca.

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Em resumo

O que é tráfego orgânico?

Tráfego orgânico é todo o acesso gerado a um canal digital, como blogs, sites, redes sociais, sem o uso de anúncios pagos. Ou seja, representa a quantidade de visitas espontâneas de usuários na internet.

Como fazer o tráfego orgânico?

Você pode gerar tráfego orgânico atraindo os visitantes com conteúdos de qualidade. Para isso, use estratégias e ferramentas de distribuição como, marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing, entre outros.

O que é tráfego orgânico no marketing digital?

Nas estratégias de marketing para internet, o tráfego orgânico representa o número de visitantes que acessou o canal da sua empresa, sendo fundamental para visibilidade da marca, autoridade e reconhecimento no mercado. 

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