Automação de Marketing: você realmente sabe como funciona? 

Se você está enfrentando dificuldades para gerenciar os leads da sua empresa ou está com baixa eficiência nas estratégias, a automação de marketing é a solução! A metodologia faz uso da tecnologia para reduzir trabalhos manuais e maximizar a efetividade das ações.

Certamente, você já deve saber que é possível agendar publicações em redes sociais ou programar disparos de e-mails. Embora algumas pessoas considerem essas práticas como parte da automação, na verdade, o método (ligado ao Inbound Marketing) vai muito além disso.

Para saber mais sobre esse poderoso recurso, seus benefícios e como aplicá-lo em sua organização, leia este artigo até o final. Vamos te ensinar a impulsionar os resultados do seu negócio e aproveitar ao máximo essa ferramenta!

O que é automação de marketing?

Automação de marketing consiste no uso estratégico da tecnologia para automatizar ações de marketing de uma empresa. Assim, o método permite diminuir tarefas repetitivas e demoradas, potencializando a eficácia das atividades.

Ela faz parte das estratégias de Inbound Marketing e ajuda as empresas a atrair, converter e fidelizar clientes de forma mais eficiente e ágil. No mundo digital, onde a concorrência é acirrada, o uso de ferramentas que otimizam processos é indispensável. 

O que pode ser automatizado?

Basicamente, a automação de marketing possibilita que uma tarefa seja ativada depois da outra, sem precisar de trabalhos manuais. Os processos que podem ser automatizados incluem: 

Envio de e-mails personalizados

Imagine enviar e-mails personalizados, acionados automaticamente, baseados no comportamento do usuário. A automação permite não apenas personalização, mas também o timing perfeito para envio, aumentando significativamente as taxas de conversão.

Por exemplo, se um potencial cliente adicionar um item ao carrinho do seu e-commerce, mas não efetivar a compra, um e-mail estratégico será enviado automaticamente para ele. Da mesma forma, se um usuário acessar a página de um determinado produto, receberá mensagens com promoções ou atualizações. 

Pontuação de leads (lead scoring)

O lead scoring consiste em classificar potenciais clientes por meio de pontuações. Isso significa que, se a pontuação for mais alta, a probabilidade de a pessoa se tornar um comprador é maior.

Ao automatizar essa tarefa, é possível atribuir pontuações automaticamente com base em interações, engajamento e comportamento. Isso garante que o time de vendas foque nos leads mais promissores, potencializando as oportunidades de negócio.

Geração de relatórios e análise de dados

Esqueça as horas gastas compilando dados manualmente. A automação simplifica a geração de relatórios, fornecendo insights valiosos para ajustes rápidos e tomada de decisões acertadas.

Com a capacidade de integrar dados de várias fontes, os profissionais de marketing conseguem informações cruciais em tempo real. Isso não apenas elimina a necessidade de processos demorados, mas também possibilita uma compreensão mais abrangente do desempenho das campanhas. 

Integração Customer Relationship Management (CRM)

O CRM é como se fosse uma central que armazena todas as informações cruciais sobre seus clientes, desde o primeiro ponto de contato até as transações e interações mais recentes.

A automação de marketing age como uma ponte eficiente, assegurando que todas essas atualizações ocorram automaticamente, sem a necessidade de intervenção manual. Dessa forma, o recurso não só reduz significativamente as tarefas manuais, mas também mitiga as chances de erros humanos.

Automação de landing pages

A automação traz às landing pages uma série de aprimoramentos, indo desde a personalização até a otimização para maximizar as conversões.

Um aspecto fascinante é a realização de testes A/B de forma automática. Esses testes envolvem a apresentação de duas versões diferentes de LPs, permitindo identificar qual delas gera maior engajamento e conversões.

Rastreamento de comportamento do usuário

E se você pudesse seguir virtualmente os passos de cada visitante no seu site? Com as ferramentas de automação, cada clique é registrado, cada movimento é monitorado e cada ação é analisada.

Esses dados são valiosos porque oferecem insights sobre o que atrai a atenção dos usuários, quais áreas do site são mais exploradas e quais elementos geram maior engajamento.

Em suma, a automação de marketing serve para gerar leads e, principalmente, nutri-los até que estejam aptos a comprar seu produto ou serviço. No entanto, após se tornarem consumidores, ela também pode ser aplicada em estratégias de fidelização de clientes.

Quais são os benefícios da automação de marketing?

A automação de marketing traz agilidade e eficiência aos processos.

Não é à toa que empresas do mundo inteiro estão investindo nesse recurso. De acordo com o Guia Definitivo para Automação de Marketing da Adobe, 75% das organizações adotaram pelo menos uma ferramenta de automatização de processos.

Isso se deve à eficiência e à velocidade que a metodologia traz aos processos do dia a dia, dentre outras vantagens. A seguir, selecionamos os principais benefícios que uma empresa ganha ao implementar as ferramentas de automação.

Economia de tempo e recursos

Imagine ter que acompanhar manualmente as ações de cada lead e enviar e-mails individualmente para eles. Sem dúvida, isso seria uma tarefa exaustiva e propensa a erros, não é mesmo?

Felizmente, a automação de marketing veio para eliminar esses processos trabalhosos que consomem tempo e recurso. Com as ferramentas certas, você pode configurar fluxos automatizados de envio de e-mails. 

Isso não apenas reduz os trabalhos manuais, mas também aumenta a eficiência geral das operações, pois permite que as mensagens certas sejam entregues no momento certo, de acordo com o comportamento e as interações de cada usuário.

Mais eficiência no funil de vendas

Se você atua na equipe de marketing ou no departamento comercial, provavelmente já deve estar familiarizado com o funil de vendas, modelo estratégico que ilustra os processos de compra, desde a prospecção até o fechamento.

Com a automação, é possível criar fluxos de trabalho automatizados que direcionam leads para o próximo estágio do funil. Isso significa que os potenciais clientes irão receber a informação no momento adequado, maximizando as chances de conversão e impulsionando os resultados de vendas.

Leads mais qualificados

Com o auxílio das ferramentas de automação, é possível segmentar os potenciais clientes com base em seus interesses e comportamentos. Esse fator, ajuda a construir um relacionamento sólido e duradouro com eles.

Além disso, uma abordagem mais personalizada facilita a identificação dos indivíduos promissores. Isso permite que você direcione os esforços para aqueles que se encaixam no Perfil de Cliente Ideal (ICP) da sua empresa. 

Estratégias pautadas em dados

No mundo do marketing, os dados são considerados ouro! Por isso, ter a capacidade de rastrear e registrar as informações dos clientes em todos os pontos de contato é chave para o sucesso. Com algumas ferramentas é possível transformar números em insights valiosos, impulsionando o resultado das campanhas e garantindo a satisfação dos clientes.

Além disso, a automação simplifica o processo de análise desses dados, permitindo uma tomada de decisão mais estratégica. Com essa abordagem orientada por números, as empresas otimizam suas campanhas e maximizam o retorno sobre o investimento.

Aumento da taxa de conversão em vendas

Ao entregar leads mais qualificados ao departamento de vendas, ampliam-se as oportunidades de negócio. Isso ocorre porque, além do vendedor entrar em contato apenas com indivíduos que estão preparados para adquirir o seu produto, ele terá acesso a informações relevantes sobre o potencial cliente. 

Essa vantagem, somada às técnicas de Inbound Sales, uma estratégia de vendas que foca nas necessidades de cada lead, é a solução para impulsionar as conversões em vendas.

Resumidamente, a automação de marketing possibilita nutrir os potenciais clientes e direcionar as estratégias de forma mais precisa. Isso faz com que as empresas tenham a oportunidade de impactar os clientes nos momentos-chave da jornada de compra.

Quem pode usar a automação de marketing?

Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, a automação de marketing é uma metodologia que pode ser aplicada por empresas de todos os portes e segmentos. Especialmente se você deseja alcançar os seguintes objetivos: 

  • gerar e nutrir leads;
  • aumentar a eficiência operacional;
  • reduzir a mão de obras com tarefas que agregam pouco valor;
  • personalizar a experiência do cliente;
  • melhorar a taxa de conversão (lead ou vendas);
  • otimizar a comunicação e o relacionamento com os clientes;
  • acompanhar o desempenho e mensurar resultados;
  • fidelizar clientes;
  • entre outras metas.

Qual o momento certo para investir em automação de marketing?

O momento certo para investir em automação de marketing varia de acordo com a situação de cada empresa. Porém, há alguns sinais que indicam que o investimento é necessário. Por exemplo, se sua base de clientes está crescendo e as interações estão se tornando mais complexas.

A seguir, veja 4 indicadores que revelam se chegou a hora de automatizar suas tarefas:

1. Crescimento consistente da base de clientes

Se sua base de clientes está crescendo consistentemente, é o momento certo para investir em automação. À medida que sua empresa expande sua base de compradores, as interações e transações também aumentam em complexidade.

Nesse cenário, a automação de marketing ajuda a gerenciar eficientemente essas relações em crescimento, proporcionando uma abordagem escalável.

2. Integração de dados

Se há a necessidade de integrar dados de diferentes fontes, como plataformas de marketing, CRM e e-commerce, está na hora de automatizar!

3. Personalização das estratégias

Caso você perceba que suas estratégias perderam efetividade em decorrência da falta de personalização, considere investir na automação de marketing. O recurso permite personalizar mensagens com base no comportamento e preferências dos clientes, impactando positivamente a relevância das comunicações e fortalecendo a conexão com a persona.

4. Excesso de tarefas repetitivas

A automação libera recursos humanos ao automatizar tarefas como envio de e-mails, pontuação de leads e criação de relatórios. Isso permite que a equipe concentre seus esforços em estratégias mais criativas e acertadas.

Quais são as principais estratégias de automação de marketing?

Profissional desenvolvendo estratégias de automação de marketing.

Existem algumas estratégias que são consideradas pilares da automação de marketing. Portanto, é fundamental trabalhá-las de forma conjunta, afinal, uma complementa a outra. A seguir, apresentaremos cada uma delas e como se inter-relacionam para obter os melhores resultados.

E-mail marketing

Considerada uma das principais estratégias da automação, o e-mail marketing exerce um papel crucial tanto na nutrição de leads quanto na fidelização de clientes. Por esse motivo, é uma ferramenta obrigatória.

O e-mail automatizado permite nutrir os leads ao longo do funil de vendas, fornecendo informações relevantes, promovendo produtos ou serviços e conduzindo-os em direção à conversão.

Além disso, após a venda, o e-mail é um excelente recurso para manter o cliente aquecido com as novas promoções. Por conta disso, ele também é um recurso indispensável nas estratégias de remarketing

Fluxo de automação

Essa poderosa estratégia consiste em criar um fluxo de trabalho automatizado que guia os leads em sua jornada de compra. Por meio dela é possível definir gatilhos e ações específicas de acordo com o comportamento dos usuários.

Por exemplo, quando um potencial cliente preencher um formulário ou fazer uma compra, o fluxo de automação é acionado e uma sequência de e-mails personalizados é enviada.

Isso permite direcionar os leads para o próximo estágio do funil de forma estratégica e automatizada. 

Landing Page

Landing page, nada mais é do que uma página de conversão. Elas são desenvolvidas para fazer com que o usuário preencha um formulário com informações objetivas (idade, ocupação, dores, objetivos, entre outros). Em troca desses dados, a empresa oferece um conteúdo relevante, como materiais ricos, webinars, entre outros.

Ou seja, basicamente as LPs servem como um ponto de conversão, onde os visitantes são transformados em leads.

É importante ressaltar que, para que essa estratégia seja bem-sucedida é indispensável adotar as boas práticas do marketing de conteúdo. Pois, é preciso desenvolver materiais que sejam de interesse dos visitantes e fazer com que eles preencham o formulário. 

Assim, ao integrar a landing page nas estratégias de automação, é possível criar um fluxo direcionado de e-mails de marketing com base nas informações do usuário. Isso garante que os leads recebam o conteúdo certo no momento certo, impulsionando a taxa de conversão.

Lead tracking

O lead tracking é uma estratégia que visa rastrear e acompanhar as atividades dos potenciais clientes em seu site ou outras plataformas digitais. Com a automação de marketing, é possível coletar dados relevantes, como:

  • os sites visitados;
  • tempo de permanência nas páginas;
  • os links clicados;
  • os conteúdos baixados;
  • entre outras interações realizadas pelos leads. 

Essas informações são valiosas para entender o comportamento dos potenciais clientes, permitindo uma personalização mais efetiva das campanhas de marketing. 

CRM

Os Customer Relationship Managements (CRMs) são plataformas que permitem centralizar e organizar as informações dos leads e clientes em um único sistema. Essa ferramenta é essencial para compartilhar dados relevantes entre os departamentos de marketing e vendas. 

Com o CRM integrado à automação, é possível acompanhar o histórico de interações do usuário, desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento da compra. Assim, você terá acesso às preferências dele, compras anteriores e outras informações relevantes sobre os contatos. 

Chatbot

Os chatbots são softwares que interagem com os usuários de forma automatizada, simulando uma conversa humana. Eles têm a capacidade de responder perguntas, fornecer informações e até mesmo realizar transações a intervenção de pessoas. 

A importância dos na automação de marketing está na sua capacidade de fornecer respostas instantâneas e atendimento 24/7 aos usuários, melhorando a experiência do cliente e acelerando o processo de conversão. 

Uma empresa de comércio eletrônico, por exemplo, pode implementar um Chatbot em seu site para auxiliar os usuários durante a navegação a fazer compras e tirar dúvidas. Tudo isso de forma automatizada. 

Pop-ups

Pop-ups são janelas que aparecem sobre o conteúdo principal de uma página da web, frequentemente com o objetivo de chamar a atenção do usuário para uma oferta, promoção, assinatura, ou qualquer outra ação específica.

Os pop-ups são utilizados como ferramentas de marketing automação para capturar leads, incentivar inscrições em newsletters, oferecer descontos, ou fornecer informações adicionais.

O que é uma ferramenta de automação de marketing?

Equipe pesquisando ferramentas de automação de marketing.

Uma ferramenta de automação de marketing é um recurso projetado para automatizar e otimizar as atividades de marketing de uma empresa. Ou seja, é por meio delas que você vai eliminar determinados processos que antes demandavam tempo e esforço manual. 

Assim, para colocar as estratégias de automação em prática, é necessário implementar essas ferramentas antes. No entanto, para isso, lembre-se que é preciso contar com uma equipe capacitada e que tenha domínio dessas plataformas.

Quais são as principais ferramentas de automação de marketing?

No mercado, é possível encontrar uma infinidade de ferramentas de automação. Cada uma delas serve para uma necessidade específica. De acordo com o site da G2 (o maior marketplace de tecnologia do mundo), atualmente existem cerca de 274 recursos desse tipo disponíveis. 

A seguir, você vai conferir algumas das principais ferramentas de automação de marketing usadas pelas empresas brasileiras. 

RD Station Marketing

Considerada a maior ferramenta brasileira de automação de marketing, o RD Station Marketing oferece uma série de funções para as empresas. E o melhor de tudo: ele foi desenvolvido em português. O software disponibiliza:

  • disparo automatizado de e-mail marketing,
  • otimização de sites;
  • criar ações de automação e landing pages;
  • administração de redes sociais e sua base de contatos,
  • integração com o CRM da própria plataforma;
  • configurar o lead scoring;
  • acompanhar as ações dos usuários com lead tracking;
  • e muitas outras. 

Os recursos do RD Station estão disponíveis para os assinantes da plataforma. O plano Light, para dar os primeiros passos, tem um valor de R$50 mensal. 

RD Station CRM

O RD Station CRM é um dos softwares de gerenciamento de relacionamento com os clientes mais completos do mercado. Por meio dele é possível: 

  • rastrear e gerenciar leads de forma eficiente
  • automatizar processos de vendas.
  • integrar informações de clientes em um único sistema.
  • monitorar o desempenho das equipes de vendas.
  • personalizar interações com os clientes.
  • acompanhar o histórico e as atividades dos leads.
  • facilitar a comunicação interna entre as equipes.
  • analisar dados para tomada de decisões estratégicas.
  • melhorar a eficiência no atendimento ao cliente.

Hubspot

Sendo também uma das principais plataformas de automação do mercado, a Hubspot disponibiliza uma plataforma com:

  • monitoramento em tempo real dos resultados de e-mail e landing pages;
  • chatbot para atendimento ao cliente;
  • lead scoring;
  • dashboards e relatórios;
  • teste A/B de e-mail marketing;
  • integração com o CRM da própria plataforma;
  • listas de segmentação de leads;
  • entre outras funções. 

Algumas dessas funções estão disponíveis na versão gratuita do software. Para obter todas as funcionalidades é preciso adquirir o plano pago (a partir de 25 dólares mensais). 

ActiveCampaign

A ActiveCampaign é uma plataforma de automação de marketing que também oferece recursos para personalização e segmentação de campanhas. Com ela, é possível desenvolver as seguintes funções

  • lead tracking;
  • lead scoring;
  • formulários personalizados;
  • monitoramento de conversões;
  • relatórios avançados;
  • testes A/B;
  • distribuição de leads para vendedores;
  • integração com mais de 300 ferramentas

Os investimentos para implementação do ActiveCampaign variam de acordo com o número de contatos da base. O plano light começa com 9 dólares mensais para 500 contatos.

Mailchimp

Embora tenha sido criada como uma ferramenta de automação para e-mail marketing, ao longo dos anos o Mailchimp incorporou outros serviços e se tornou uma plataforma all-in-one. Confira as suas principais funcionalidades:

  • software de CRM;
  • landing pages;
  • editor de imagens;
  • testes A/B; 
  • pesquisas;
  • relatórios;
  • e outras. 

Como escolher a ferramenta de automação ideal para a sua empresa?

Para escolher a ferramenta de automação certa para a sua empresa, primeiramente defina seus objetivos de marketing e vendas. Isso porque uma clara compreensão dos resultados desejados ajudará a direcionar a escolha para uma solução que atenda às suas necessidades.

Por exemplo, se o seu objetivo é otimizar o processo de gestão de leads e melhorar a eficácia das campanhas de marketing, priorize uma ferramenta que ofereça recursos avançados de automação e pontuação de leads. Nesse caso, recomendamos o RD Station Marketing.

Se o seu foco é apenas desenvolver campanhas de e-mail marketing, considere investir em ferramentas específicas para essa tarefa, por exemplo, o Mailchimp.

Agora, se você busca uma solução completa que abrange automação de marketing, gestão de leads, análise de dados e integração com CRM, plataformas como Hubspot ou o RD Station Marketing são as mais adequadas.

Como fazer uma automação de marketing do zero: passo a passo definitivo

Profissionais em uma reunião discutindo como fazer automação de marketing.

Agora que você já sabe o que é automação de marketing, seus benefícios e as principais ferramentas, chegou a hora entender como implementá-lo. Veja o passo a passo abaixo:

1. Faça um planejamento

Antes de iniciar qualquer processo de automação de marketing, é fundamental fazer um planejamento detalhado. Defina seus objetivos, identifique o público-alvo e estabeleça as métricas que serão usadas para mensurar o sucesso da automação.

Além disso, analise os recursos e ferramentas disponíveis, bem como o orçamento necessário para implementar as ferramentas.

2. Defina seus objetivos

Para que a automação de marketing seja efetiva, é importante ter objetivos claros em mente. Quais resultados você espera alcançar? Aumentar as conversões vendas, gerar mais leads qualificados, melhorar o relacionamento com os clientes?

Lembre-se de definir metas específicas e mensuráveis para orientar todo o processo de automação.

3. Qualifique a base de contatos

Revise sua lista de contatos existente e remova aqueles que não são relevantes para a sua estratégia. Utilize critérios como interesses, comportamentos e histórico de interações para segmentar e personalizar o envio automatizado de materiais.

4. Comece a produzir conteúdos

Um dos pilares da automação de marketing é o conteúdo, pois é ele que vai atrair o usuário e fazê-lo tomar a ação desejada.

Por esse motivo, é fundamental que você produza materiais que sejam do interesse do seu público-alvo. Crie artigos para o blog, e-books, webinars e outros formatos que possam ser utilizados em suas campanhas de automação.  

5. Contrate a ferramenta de automação

Com o planejamento feito e o conteúdo em mãos, é hora de escolher a ferramenta de automação de marketing adequada para o seu negócio. 

Você pode escolher uma das ferramentas que explicamos no tópico anterior ou pesquisar outras que encaixam melhor nos seus objetivos e orçamento.

Para definir a mais adequada, confira as funcionalidades oferecidas por cada uma, avalie o custo-benefício e veja aquela que melhor atenda às suas necessidades.

6. Configure a ferramenta

Após contratar a plataforma, é necessário configurá-la de acordo com as suas metas. Veja abaixo os principais passos de como fazer essa tarefa: 

Integração da plataforma

Primeiramente, é importante integrar a ferramenta ao seu site. Isso permite que você acompanhe o comportamento dos visitantes e capture informações relevantes para a segmentação dos contatos.

Segmentação do público-alvo

Em seguida, defina os critérios de segmentação de acordo com as características e interesses do seu público-alvo. Isso possibilita direcionar suas campanhas de forma mais acertada, enviando mensagens personalizadas para cada segmento.

Fluxo de automação 

Outro passo fundamental é criar os fluxos de automação. Esses fluxos representam os caminhos que os contatos percorrerão ao interagir com suas campanhas. Defina os gatilhos que acionarão cada etapa do fluxo, como o envio de e-mails de boas-vindas, nutrição de leads e recuperação de carrinhos abandonados.

Personalização de templates

Personalize os templates de e-mails para que estejam alinhados com a identidade visual da sua marca e transmitam a mensagem desejada. Utilize elementos como cores, imagens e textos persuasivos para impactar positivamente seus contatos.

Disparos dos e-mails 

Por fim, configure os disparos automáticos. Determine o momento ideal para enviar seus e-mails, seja após uma ação específica do contato ou em determinado intervalo de tempo. Ajuste as configurações de envio para evitar sobrecarregar seus contatos com mensagens indesejadas.

Lembre-se de testar todas as funcionalidades da ferramenta para assegurar que tudo esteja funcionando corretamente. Faça testes de envio de e-mails, verifique se os links estão corretos e certifique-se de que as automações estão sendo acionadas nos momentos desejados.

7. Avalie os resultados

Uma das principais vantagens da automação de Marketing é poder avaliar os resultados das ações por meio da própria plataforma. Por isso, fique sempre de olho nas métricas e nos indicadores de desempenho. 

Além disso, utilize também as funções de testes A/B. Assim, você consegue fazer as melhores escolhas e ainda otimizar as estratégias.

5 dicas para uma automação de marketing de sucesso

Uma das principais vantagens da automação de Marketing é poder avaliar os resultados.

Confira, agora, 5 dicas valiosas para implementar uma estratégia de automação de sucesso.

1. Mantenha uma frequência em suas ações

Mantenha uma frequência constante em suas ações de automação de marketing, incluindo envios regulares de e-mails, atualizações de conteúdo e interações nas redes sociais. A consistência é crucial para o sucesso de qualquer estratégia.

2. Integre a automação com o Inbound Marketing

Integre estratégias de automação com o Inbound Marketing para uma abordagem abrangente. Isso envolve criar conteúdo valioso para atrair leads, utilizando automação para nutri-los ao longo do funil de vendas. A sincronia entre essas práticas amplifica a eficácia de ambas.

3. Capacite as lideranças e o time

Garanta que as lideranças e a equipe estejam devidamente capacitadas para compreender e aproveitar as ferramentas de automação. Isso inclui treinamentos regulares para garantir que todos estejam atualizados com as melhores práticas do mercado.

4. Estude o seu funil de vendas

Compreenda as etapas, os pontos de conversão e os gargalos. A automação é mais eficaz quando adaptada às nuances específicas do seu funil, otimizando o processo de conversão de leads em clientes.

5. Contrate uma agência especializada

Essas agências têm experiência e conhecimento especializado, oferecendo insights valiosos, implementação eficiente e garantir que sua estratégia de automação esteja alinhada com as últimas tendências e tecnologias.

Exemplos da aplicação de automação de marketing

No mercado, existem uma infinidade de cases de sucesso de empresas que implementaram a automação de marketing em suas operações. Confira abaixo alguns casos emblemáticos que demonstram o potencial dessa estratégia.

Consórcio Magazine Luiza

A parceria entre o Consórcio Magazine Luiza e a RD Station é um dos que mais se destacam. A ação gerou um aumento de 53% na aquisição de leads e registrou um recorde no aumento de vendas.

Na ocasião, o Consórcio Magazine Luiza adotou as ferramentas RD Station CRM e RD Station Marketing para integrar os departamentos de marketing e vendas. Essa ação possibilitou uma melhor gestão dos leads e uma comunicação mais eficiente com os potenciais clientes, resultando em um aumento significativo nas conversões.

Os excelentes resultados evidenciam que ter uma estratégia de automação de marketing sólida é o caminho para tornar um negócio escalável e obter resultados expressivos.

Saber Educação

Outro case de sucesso que alcançou resultados excepcionais é a parceria da Saber Educação com a HubSpot. A estratégia de automação de Marketing implementada foi capaz de gerar um aumento de 187% em leads durante o ápice da pandemia. 

A Saber já contava com uma plataforma de CRM desenvolvida pela própria organização, porém a ferramenta não atendia todas as necessidades. Foi quando ela investiu no software da HubSpot e conseguiu realizar uma segmentação personalizada dos leads. 

Esse fator foi fundamental para gerenciar o funil de vendas e desenvolver conteúdos eficazes para captar potenciais clientes.

Como a GMZ.MOKE pode impulsionar os resultados da sua empresa?

Se você está buscando por uma agência de negócios que possa fornecer serviços de marketing digital de alta qualidade, a GMZ.MOKE é a escolha certa!

Com mais de uma década de experiência no mercado e uma equipe altamente qualificada, temos o conhecimento e a habilidade necessários para ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos de marketing hoje mesmo!

Conheça todos os nossos serviços em marketing digital para sua empresa. Se preferir, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Temos uma estratégia sob medida para o seu negócio!

Em resumo

O que é automação de marketing?

Automação de Marketing consiste no uso estratégico da tecnologia para automatizar ações de marketing de uma empresa. Assim, o método permite diminuir tarefas repetitivas e demoradas, potencializando a eficácia das atividades.

Quais são as ferramentas de automação de marketing?

1. HubSpot
2. RD Station
3. Mailchimp
4. ActiveCampaign
5. SharpSpring
6. Adroll
7. Salesforce Marketing Cloud
8. Drip
9. GetResponse
10. Infusionsoft

Como fazer uma automação de marketing?

O primeiro passo para fazer uma automação de marketing é criar um planejamento focado nos seus objetivos, bem como determinar o público que deseja atingir. Em seguida, é preciso criar conteúdos de qualidade que atendam as necessidades da sua audiência. A terceira etapa é a mais importante, pois é necessário configurar a ferramenta de automação que você escolheu.

O que pode ser automatizado?

Basicamente, a automação de marketing possibilita que uma tarefa seja ativada depois da outra, sem precisar de trabalhos manuais. Os processos que podem ser automatizados incluem: envio de e-mails, geração de relatórios, integração de plataformas e muito mais.

estamos prontos para te atender

Vamos fazer negócio

Potencialize sua presença online! Descubra como a GMZ
pode impulsionar o seu negócio para o sucesso digital.