O que é Chatbot e como usar essa ferramenta

A transformação digital está em constante evolução, e com isso, surgem recursos cada vez mais modernos. Nesse cenário, o Chatbot se destaca como uma das ferramentas mais eficientes e promissoras do mercado.

O programa faz parte da automação de marketing, sendo uma peça-chave para otimizar a comunicação entre empresas e o público. Basicamente, ele funciona como robôs que conversam em tempo real com pessoas por meio do chat.

Por ser uma ferramenta em ascensão no mercado, compreender como ele funciona é essencial para manter-se à frente de seus concorrentes. Continue a leitura e saiba como o Chatbot opera!

O que é Chatbot e como funciona?

Chatbot é um software de automação que utiliza Inteligência Artificial (IA) para manter diálogos em tempo real com os usuários. Essa ferramenta possibilita a realização de conversas por meio de texto ou voz, atuando como um assistente virtual.

Na prática, o recurso simula uma interação entre um representante da empresa e os usuários, imitando uma conversa humana. Para criar um diálogo natural e inteligente, ele utiliza três tipos de tecnologia:

  • Inteligência Artificial (AI);
  • Machine Learning;
  • Linguagem natural e regras programadas.

Dessa forma, o Chatbot consegue processar dados com agilidade para oferecer respostas precisas a toda solicitação. Essa abordagem humanizada é fundamental para otimizar a experiência do consumidor (Customer Experience).

Quais são os principais tipos de Chatbot?

Existem diferentes tipos de Chatbot, cada modelo é classificado de acordo com a tecnologia utilizada no desenvolvimento. A seguir, conheça os três principais:

  1. Chatbot com inteligência artificial (usa a IA para o processamento da linguagem);
  2. Chatbot em regras programadas (utiliza um script de atendimento pré-definido);
  3. Chatbot híbrido (atua com o uso da inteligência artificial e regras programadas).

Onde utilizar o Chatbot?

As possibilidades para aplicação do Chatbot são diversas, como atendimento ao cliente, atração e geração de leads e etc. No entanto, o recurso desempenha um papel ainda mais importante em uma estratégia de Inbound Marketing. 

Isso porque os Chatbots otimizam a interação com os visitantes e potenciais clientes de um site, blog ou plataforma online. Ao oferecer respostas imediatas e relevantes, a ferramenta engaja os usuários, esclarece dúvidas e orienta-os de maneira personalizada.

Além disso, o Chatbot pode coletar informações valiosas sobre os interesses e necessidades dos usuários, contribuindo para a segmentação de público e a criação de conteúdo direcionado.

Quais são as vantagens do Chatbot?

Cliente conversando com um Chatbot.

O Chatbot é, sem dúvidas, uma tecnologia que chegou para revolucionar o mercado e agregar maior produtividade às organizações. A variedade de aplicações proporcionam inúmeros benefícios para empresas de todos os portes e segmentos. 

Confira abaixo, quais são as principais vantagens de utilizar o Chatbot no seu negócio:

Redução de custos

A utilização do Chatbot em atendimento ao cliente é capaz de oferecer um suporte contínuo, sem a necessidade de uma equipe completa. Desse modo, contribui para reduzir o custo operacional e ainda elevar a eficiência dos processos comerciais.  

Personalização das conversas

Outra grande vantagem do Chatbot é a possibilidade de personalizar o diálogo de acordo com o perfil e objetivos do público. Isso permite oferecer um atendimento compatível com as características da persona, e assim, estreitar o relacionamento com os usuários

Qualidade no atendimento

A qualidade nas abordagens é mais uma das vantagens que o Chatbot proporciona para uma empresa. A ferramenta permite esclarecer dúvidas do cliente, enviar informações relevantes e adicionar filtros de maneira automatizada, garantindo uma experiência enriquecedora.

Atendimentos durante 24 horas

O Chatbot possibilita otimizar o tempo, reduzir a espera e oferecer um suporte simultâneo ao cliente. Como trata-se de um recurso automatizado é possível realizar atendimentos durante 24 horas e em toda a semana.

Como utilizar um Chatbot na empresa?

Existem no mercado, inúmeras ferramentas de automação que permitem criar e personalizar os Chatbots. Entretanto, para ter bons resultados, é indispensável escolher o software mais adequado ao seu negócio. 

Assim como em qualquer circunstância da rotina profissional, é preciso investir em um bom planejamento, para direcionar as decisões. A gestão deve entender o objetivo do Chatbot e quais serão as funções que o sistema irá atuar para um preparo prévio.

Além disso, também é necessário avaliar qual o canal mais utilizado pelos clientes para direcionar o bot (redes sociais, WhatsApp, aba de mensagem do próprio site etc).

Concluímos neste post, que saber o que é Chatbot e suas vantagens é essencial para acompanhar as novas tendências para o futuro. Sobretudo, para inovar e oferecer soluções modernas, eficientes e de excelência para todos os clientes.

Gostou de saber o que é Chatbot? Se deseja continuar lendo conteúdos e novidades sobre o universo do marketing, não perca a oportunidade! Assine nossa Newsletter e receba informações relevantes diretamente no seu e-mail!

Em resumo

O que é um Chatbot e como funciona?

Chatbot é um software de automação que utiliza Inteligência Artificial (IA) para manter diálogos em tempo real com os usuários. Essa ferramenta possibilita a realização de conversas por meio de texto ou voz, atuando como um assistente virtual.

Quais os tipos de Chatbot?

– Chatbot com inteligência artificial: uso da IA para o processamento da linguagem natural;
– Chatbot em regras programadas: funciona com base em um script de atendimento pré-definido;
– Chatbot híbrido: atua com o uso da inteligência artificial e a regras programadas.

Quais as vantagens de um Chatbot?

– Redução de custos;
– Personalização do atendimento;
– Otimização de processos;
– Qualidade no atendimento;
– Escalabilidade.

estamos prontos para te atender

Vamos fazer negócio

Potencialize sua presença online! Descubra como a GMZ
pode impulsionar o seu negócio para o sucesso digital.