7 técnicas de SEO avançadas para AUMENTAR seu tráfego orgânico

Já parou para pensar na infinidade de sites disponíveis na internet? Em meio a essa concorrência acirrada, como você pode fazer para que a página do seu negócio seja encontrada pelos usuários? A resposta está nas técnicas de SEO!

Pode ser que você já esteja familiarizado com essa estratégia e até a esteja implementando, mas o conceito é mais profundo do que imagina. Com o constante avanço da tecnologia e as mudanças nos algoritmos, é importante manter-se sempre atualizado. 

Por isso, hoje apresentaremos 7 técnicas SEO avançadas que vão impulsionar o seu tráfego orgânico e levar o seu site a um novo patamar de sucesso. Vem com a gente!

O que é SEO?

Antes de nos aprofundarmos nas técnicas de SEO avançadas, é importante entendermos o conceito por trás dessa estratégia.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em tradução livre significa “otimização para mecanismos de busca”. Trata-se de um conjunto de práticas que têm como objetivo melhorar a posição de um site nos resultados de pesquisa do Google e de outros motores de busca.

Para alcançar esse objetivo, as estratégias de SEO abrangem uma série de boas práticas que são essenciais na otimização de sites. Inclui nesse processo:

  • pesquisa de palavras-chave;
  • otimização do título e meta descrição;
  • criação de conteúdo relevante;
  • estruturação de site e URLs amigáveis;
  • link building estratégico;
  • otimização para dispositivos móveis;
  • análise e monitoramento de dados;
  • entre outras técnicas.

Esses são alguns dos princípios básicos para que o site da sua empresa seja encontrado pelo Google. No entanto, o objetivo desse conteúdo é trazer dicas avançadas capazes de impulsionar ainda mais os resultados. 

7 técnicas de SEO avançadas para você aplicar no seu site

Agora que relembramos o conceito básico de SEO, vamos explorar 7 técnicas avançadas para impulsionar o tráfego orgânico do seu site. 

1. Utilize o Chat GPT ao seu favor

Apesar dos recentes debates sobre o uso da tecnologia no trabalho, uma coisa é certa: o Chat GPT é uma ferramenta poderosíssima. E o mais importante é que ela pode auxiliar nas estratégias de SEO.

Abaixo, selecionamos alguns processos em que o uso estratégico da plataforma pode ser bastante útil:

  • análise competitiva;
  • otimização de Meta Descriptions;
  • geração de insights;
  • estruturação de heading tags;
  • criação de títulos atraentes com gatilhos mentais;
  • pesquisa de palavras-chave.

2. Monitore as estratégias de SEO dos concorrentes

Observar e analisar as estratégias de SEO dos seus concorrentes pode ser uma fonte valiosa de insights. Ao observar o que eles estão fazendo, você pode identificar oportunidades, descobrir lacunas e ajustar sua própria estratégia.

Veja os termos de pesquisa pelos quais eles estão sendo encontrados, os backlinks que estão conquistando e as táticas de conteúdo que estão utilizando. Essas informações podem ajudar você a aprimorar a sua própria estratégia e superar a concorrência.

3. Otimize as suas Imagens (Alt Attribute)

Muitas vezes, a otimização de elementos gráficos e ilustrativos é negligenciada em estratégias de SEO. No entanto, essa prática pode trazer benefícios significativos para o seu site.

Certifique-se de que todas as imagens da sua página tenham atributos “alt” relevantes, que descrevem o conteúdo da imagem de forma sucinta e utilizando palavras-chave.

Isso ajuda os motores de busca a entenderem o contexto da imagem e pode aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa de imagens.

4. Otimização dos fatores Core Web Vitals

Acessar um site com um tempo de resposta lento ou baixa estabilidade é bastante desagradável, concorda? Por esse motivo, a navegabilidade de uma página é um importante fator de ranqueamento.

Os Core Web Vitals são um conjunto de métricas que avaliam a experiência do usuário em relação à velocidade de carregamento, interatividade e estabilidade visual de uma página

Portanto, otimizar o desempenho do seu site de acordo com os Core Web Vitals é uma técnica de SEO avançada essencial. Veja alguns fatores de classificação:

  • Largest Contentful Paint (LCP): tempo que leva para o conteúdo principal de uma página abrir (ideal é que demore 2,5 segundos ou mais veloz);
  • First Input Delay (FID): tempo que demora para que o site responda a uma interação do usuário (ideal é que seja inferior a 100 milissegundos);
  • Cumulative Layout Shift (CLS): avalia a quantidade de movimentos inesperados dos elementos durante o processo de carregamento (ideal é que a pontuação seja abaixo de 0,1);
  • estrutura de URL amigável;
  • segurança do site (certificado SSL);
  • compatibilidade com dispositivos móveis;
  • entre outros.

5. Busque a posição: Featured snippets

O Featured snippets é o primeiro resultado que você vai ver após pesquisar algo no Google. Ele é um trecho de informações destacado que fica acima dos demais links orgânicos e pagos.

Portanto, ocupar essa posição é uma garantia de que os usuários irão acessar o seu conteúdo. No contexto do Marketing Digital, essa é uma excelente oportunidade para aumentar a visibilidade da sua marca e alcançar novos usuários. 

Para otimizar suas chances de ser exibido nos Features snippets, é fundamental identificar as perguntas frequentes relacionadas ao seu nicho. Depois de encontrá-las, é preciso desenvolver materiais de alta qualidade que respondam de forma clara e concisa a essas questões. .

6. Busque a posição: “As pessoas também perguntam”

Já reparou nos tópicos em forma de questões que aparecem no topo da página de resultados do Google? Essa é uma funcionalidade inteligente do Google que visa fornecer respostas rápidas às suas dúvidas.

Essa seção é conhecida como “People Also Ask” ou “As pessoas também perguntam” e normalmente ficam logo abaixo do Featured snippets.

Ela desempenha um papel fundamental em uma estratégia de SEO avançada. Afinal, o recurso oferece uma oportunidade valiosa para que o site da sua empresa conquiste uma lugar de destaque nos resultados de pesquisa.

Para conquistar essa posição de destaque, é essencial seguir alguns passos importantes. Primeiramente, é recomendado incorporar as perguntas relevantes nos títulos ou subtítulos (heading tags) do seu conteúdo. Em seguida, é fundamental fornecer respostas informativas e diretas para cada uma dessas perguntas.

Dessa forma, você aumentará significativamente as chances do seu site aparecer na seção “As pessoas também perguntam”. 

7. Coloque em prática a estratégia Topic Clusters

Uma técnica de SEO avançada que tem se mostrado eficaz é a implementação de Topic Clusters. Em vez de focar apenas em palavras-chave isoladas, a estratégia consiste em criar um conteúdo abrangente e interligado em torno de um tópico principal.

Isso envolve a criação de um “pilar de conteúdo” central, que abrange todas as informações relevantes sobre o tema, e a conexão desse pilar a conteúdos mais específicos, conhecidos como “clusters”

Essa abordagem ajuda a fortalecer a relevância do seu site para determinados fatores, além de melhorar a experiência do usuário, fornecendo informações completas e aprofundadas.

A tática também pode ajudar na obtenção de backlinks internos, direcionando o tráfego para páginas específicas e aumentando a autoridade do seu site.

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Em resumo

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em tradução livre significa “otimização para mecanismos de busca”. Trata-se de um conjunto de práticas que têm como objetivo melhorar a posição de um site nos resultados de pesquisa do Google e de outros motores de busca.

Como fazer uma estratégia de SEO?

1. Faça uma análise dos conteúdos produzidos pelos concorrentes;
2. Estabeleça suas metas de SEO;
3. Faça uma pesquisa de palavras-chave relevantes;
4. Desenvolva conteúdos originais e úteis para os seus usuários;
5. Crie um cronograma de conteúdo e mantenha a frequência de posts;
6. Faça o monitoramento constante das métricas;
7. Desenvolva otimizações para melhorar o resultado.

O que são boas práticas de SEO?

As técnicas de SEO abrangem uma série de boas práticas que são essenciais na otimização de sites. Inclui nesse processo:
– pesquisa de palavras-chave;
– otimização do título e meta descrição;
– criação de conteúdo relevante;
– estruturação de site e URLs amigáveis;
– link building estratégico;
– otimização para dispositivos móveis;
– análise e monitoramento de dados. 

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