Como criar um fluxo de nutrição: passo a passo definitivo

Ao finalizar uma compra online, é normal você receber um e-mail confirmando o pagamento. Em seguida, chegam as notificações sobre o status de envio e, por fim, um aviso sobre a entrega da mercadoria. Esse é um exemplo comum de fluxo de nutrição utilizado no comércio eletrônico.

Agora, imagine enviar esses e-mails manualmente para cada cliente. Dependendo do tamanho da sua lista de contatos, isso seria impossível. É aí que a automação de marketing se torna essencial. Com a ferramenta adequada, você automatiza esses processos, reduzindo esforços e aumentando a eficiência das operações.

Quer aprender a como criar um fluxo de nutrição de e-mail para sua empresa? Continue com a leitura e descubra! 

O que é um fluxo de nutrição de e-mail marketing?

O fluxo de nutrição de e-mail marketing é uma sequência de mensagens automatizadas enviadas por uma empresa a um lead ou cliente. A estratégia tem como objetivo fortalecer a relação com público por meio de conteúdos relevantes. 

Assim, toda vez que um usuário realizar uma ação específica, como preencher um formulário ou finalizar uma compra, ele receberá um conjunto de e-mails personalizados. Essas mensagens são projetadas para orientá-lo a avançar em sua jornada de compra

Além disso, a grande vantagem dessa estratégia é que ela pode ser automatizada. Ou seja, a ferramenta de automação é ativada com base em gatilhos pré-definidos disparando e-mails conforme ação do usuário. Isso significa que ele receberá a mensagem certa na hora certa. 

Com isso, o fluxo de nutrição de e-mail se torna indispensável em uma campanha de Inbound Marketing, que busca atrair, converter e fidelizar clientes. Nesse sentido, a técnica conduzirá os visitantes para se tornarem leads, os leads para se tornarem compradores e os compradores para se tornarem consumidores fieis.

Por que e quando criar um fluxo de nutrição?

O fluxo de nutrição é uma técnica eficiente, aplicável em diferentes estágios do Funil de Vendas. Sua principal finalidade é engajar os usuários até que eles estejam prontos para avançar para a próxima etapa.

Veja a seguir alguns indicadores de quando você precisa criar um fluxo de nutrição para sua empresa. 

Carrinho abandonado 

Quando a taxa de carrinhos abandonados da sua loja virtual estiver alta, considere adotar uma estratégia de fluxo de nutrição. Você pode lembrar os leads dos itens deixados para trás, oferecer incentivos ou fornecer informações adicionais que os ajudem a tomar a decisão de compra.

Fidelização de clientes

A jornada do cliente não termina após ele fechar negócio. É necessário fazer com que o comprador seja um promotor natural da sua marca. Ao notar que a taxa de fidelização de clientes está baixa, você pode continuar o relacionamento enviando e-mails de acompanhamento pós-compra. Isso inclui solicitações de feedback, suporte e até ofertas para futuras compras.

Aquisição de leads

Quando você capturar novos leads através de Landing Pages, é um momento ideal para iniciar um fluxo de nutrição. Isso permitirá que você os engaje desde o início, fornecendo informações relevantes e educando-os sobre seus produtos ou serviços.

Nutrição de leads frios

Para leads que estão em sua lista há algum tempo, mas não estão ativamente engajados, um fluxo de nutrição pode ajudar a reativá-los. Envie conteúdo relevante, atualizações do setor, estudos de caso ou convites para webinars, com o objetivo de despertar seu interesse novamente.

Upsells e cross-sells

Se a sua empresa oferece serviços ou produtos que requerem atualização, um fluxo de nutrição pode ser usado para lembrar os clientes sobre a renovação. Ao fornecer informações sobre os benefícios da atualização, você incentiva-o a contratar um plano mais completo ou produtos superiores.

Otimização de processos

Ao implementar um fluxo de nutrição, você estabelece um processo claro e estruturado para interagir com seus leads. Isso permite que a equipe de marketing acompanhe de forma eficiente o progresso dos potenciais clientes durante a jornada. Assim, a sua empresa é capaz de enviar a informação correta em cada etapa do Funil de Vendas. 

6 passos para criar um fluxo de nutrição

Profissional criando um fluxo de nutrição.

Com um fluxo de nutrição bem elaborado, é possível converter até mesmo leads frios, que têm pouca interação com a sua empresa, em clientes fieis e engajados.

Quer aprender como criar um fluxo de nutrição eficiente? Confira o passo a passo:

1. Defina os seus objetivos

Todas as estratégias de Marketing Digital precisam ter um objetivo claro. Estabelecer as suas metas ajudará a direcionar suas ações e medir o sucesso do seu fluxo de nutrição.

Alguns objetivos comuns são:

  • promover campanhas de remarketing;
  • qualificar a base de leads;
  • reativar leads frios;
  • ampliar a taxa de conversão no e-commerce;
  • aumentar a retenção de clientes;
  • promover upsells e cross-sells.

2. Conheça a persona do seu negócio

Estabelecer uma comunicação com a audiência é um desafio quando não se sabe com quem se está conversando. Para criar um fluxo de nutrição efetivo é preciso conhecer os gatilhos que mais funcionam com o seu público e qual é o tom de voz adequado para se conectar a ele. 

Por isso, ter clareza sobre a persona do seu negócio é fundamental para uma estratégia de fluxo de nutrição. Ao identificar os gatilhos emocionais, as necessidades e os desejos do seu público, você consegue criar mensagens que se conectam de forma significativa com sua audiência.

3. Escolha a ferramenta de automação de marketing

A escolha da ferramenta de automação de marketing é crucial para o sucesso do seu fluxo de nutrição. Existem várias opções disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características e funcionalidades.

Dentre elas, o RD Station Marketing destaca-se como uma das plataformas mais completas do segmento. Considerada a ferramentas de automação mais utilizadas pelas empresas brasileiras, o software abrange uma série de funcionalidades, desde criação de Landing Pages a análise de métricas. 

Além disso, o RD Station Marketing é conhecido por sua facilidade de uso e suporte técnico confiável. Sua interface intuitiva e recursos personalizáveis permitem que você crie um fluxo de nutrição personalizado de acordo com suas necessidades e objetivos de marketing.

4. Desenvolva os conteúdos

O conteúdo é o alicerce do fluxo de nutrição, pois é através dele que você vai atingir o objetivo desejado. Para cada etapa do funil, é preciso desenvolver um material específico.

Se a meta da sua campanha de e-mail marketing for remarketing, por exemplo, é importante criar conteúdos que destaquem os benefícios dos seus produtos ou serviços. Isso pode incluir depoimentos de clientes satisfeitos, casos de sucesso, demonstrações de produtos ou promoções especiais.

Caso o seu intuito seja nutrir a base de leads, invista em materiais educativos que ajudem os potenciais clientes a entenderem melhor o seu mercado e os problemas que eles enfrentam.

5. Monte um fluxo de e-mail marketing 

Após desenvolver os conteúdos, crie o fluxo de e-mail conforme as características da sua persona. O primeiro passo é determinar o intervalo entre cada mensagem. Aqui, é importante identificar um tempo que não sobrecarregue o usuário, mas que também não deixe-o perder interesse na oferta.

Tenha em mente que a regularidade é importante para manter o engajamento ao longo do fluxo de nutrição, mas um intervalo muito curto pode saturar a audiência. 

Em seguida, configure os e-mails para serem acionados quando os leads executarem ações específicas, como abrir um e-mail anterior, clicar em um link ou realizar uma compra. Isso permite que você envie mensagens oportunas e personalizadas, aumentando as chances de conversão.

6. Aprenda com os resultados

Depois de implementar o seu fluxo de nutrição de e-mail, analise as métricas para descobrir o desempenho da sua campanha. Abaixo, selecionamos os indicadores que você precisa ficar de olho. 

  • Taxa de abertura (porcentagem de destinatários que abriram o e-mail);
  • Taxa de cliques (porcentagem de destinatários que clicaram em um link do e-mail);
  • Taxa de conversão (porcentagem de pessoas que realizaram uma ação desejada);
  • Taxa de rejeição (porcentagem de e-mails que foram rejeitados pelos servidores);
  • Taxa de entrega (porcentagem de e-mails que foram entregues com sucesso).

Ao monitorar essas métricas você consegue ver o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado. Uma dica é fazer testes A/B para identificar quais elementos do seu e-mail podem ser otimizados, como conteúdo, templates, CTAs, intervalo de disparos, entre outros. 

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Com nossa experiência e expertise em automação de marketing, podemos ajudar você a desenvolver um fluxo de nutrição eficiente para sua empresa. Com quase uma década de atuação, somos parceiros da RD Station, uma das principais plataformas de Marketing Digital do Brasil. 

Além disso, nossa equipe estará à disposição para acompanhar o desempenho do seu fluxo de nutrição, monitorando as métricas chave e fazendo ajustes sempre que necessário.

Entre em contato conosco e conheça a nossa metodologia!

Em resumo

O que é um fluxo de nutrição?

O fluxo de nutrição de e-mail marketing é uma sequência de mensagens automatizadas enviadas por uma empresa a um lead ou cliente. A estratégia tem como objetivo fortalecer a relação com público por meio de conteúdos relevantes. 

Como montar um fluxo de nutrição?

Passo a passo para criar um bom fluxo de nutrição:
Passo 1: Defina os seus objetivos;
Passo 2: Conheça a persona do seu negócio;
Passo 3: Escolha a ferramenta de automação de marketing;
Passo 4: Desenvolva os conteúdos;
Passo 5: Monte um fluxo de e-mail marketing;
Passo 6: Aprenda com os resultados.

O que é a nutrição de leads?

Nutrição de leads é uma sequência de e-mails personalizados que são disparados de forma automatizada, com objetivo de engajar os usuários até que eles estejam prontos para se tornarem clientes. 

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