Métricas de Inbound Marketing: descubra o que você deve acompanhar

Se você chegou até este conteúdo, é bem provável que já compreenda a importância de desenvolver estratégias baseada em dados. 

As métricas de Inbound Marketing, em especial, devem ser constantemente monitoradas para mensurar o quanto o seu negócio está ganhando com as ações. 

Afinal, não faz sentido uma empresa investir em campanhas que não sejam mensuráveis ou que não estejam gerando bons resultados, não é mesmo? Por isso, saber interpretar os indicadores e entender o que cada um deles significa é tão essencial quanto elaborar boas estratégias.

A seguir, selecionamos as principais métricas, conhecidas também como KPI (Key Performance Indicator), que você precisa ficar de olho para saber se as suas ações de Inbound Marketing estão gerando resultados. Boa leitura! 

As principais métricas de Inbound Marketing que devem ser acompanhadas

De fato, uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é a possibilidade de mensurar cada ação do usuário. A estratégia permite saber, por exemplo, quem clicou em um determinado link, quem preencheu o formulário de uma Landing Page, qual página do seu site foi a mais acessada. 

No entanto, a dúvida é: o que exatamente eu preciso mensurar? Diante de tantas informações é comum as pessoas não saberem quais indicadores são os mais relevantes.

Abaixo, confira um checklist de métricas de Inbound Marketing que você precisa acompanhar para medir o sucesso da sua campanha. 

ROI (Retorno Sobre o Investimento)

Seja qual for a estratégia de Marketing Digital, o ROI é um dos indicadores mais importantes. Ele calcula a receita gerada em relação aos investimentos feitos. Ou seja, por meio dessa métrica você consegue identificar quais são as ações que estão gerando os maiores lucros.

Para calcular o ROI basta fazer um conta simples:

ROI = faturamentos – investimentos / investimentos

Nas métricas de Inbound, o retorno sobre investimento pode ser aplicado para mensurar o desempenho geral de uma ação ou de campanhas específicas, como SEO, redes sociais, e-mail marketing, entre outros. 

Taxa de Conversão 

Como o próprio nome sugere, a taxa de conversão é uma métrica que mensura a eficácia das suas estratégias de conversão. Portanto, ela é utilizada em diversas ações que buscam a tomada de ação do usuário. Veja alguns exemplos:

  • preenchimento de formulários;
  • vendas em e-commerce;
  • assinaturas de newsletter;
  • cliques em um determinado link do site;
  • download e materiais ricos;
  • entre outros. 

Acompanhar a taxa de conversão permite que você identifique pontos de melhoria nas suas páginas de destino e otimize o processo para melhorar os resultados.

Uma Landing Page com baixa taxa de conversão, por exemplo, indica que precisa de melhorias no conteúdo, layout ou call to action. 

Custo por Visitante (CPV)

Essa métrica mostra o custo médio para atrair um visitante ao seu canal. Ela é calculada dividindo o valor investido em marketing pelo número de visitantes gerados. 

Para calcular o CPV de um site, por exemplo, basta dividir o valor investido na campanha pelo total de visitantes recebidos em um mês. Ou seja, a conta fica da seguinte forma:

CPV = Valor gasto na campanha / visitas

Acompanhar o Custo por Visitante ajuda a avaliar a eficiência dos seus esforços de atração de tráfego e permite que você tome decisões embasadas para otimizar seus investimentos em canais de divulgação.

Custo por Lead (CPL)

Seguindo a mesma lógica da métrica anterior, o Custo por Lead mede o valor médio gasto para adquirir um potencial cliente. É calculado dividindo o valor investido em marketing pelo número de leads gerados.

CPL = valor gasto na campanha / leads 

Monitorar o CPL é essencial para avaliar a eficiência das suas estratégias de geração de leads e otimizar os recursos direcionados para essa etapa do funil de vendas.

Dentre as métricas de Inbound Marketing, o CPL é uma das mais relevantes, já que a geração de leads é um dos principais objetivos da estratégia. 

Lead Conversion Rate (LCR)

O LCR é a métrica que mede a proporção de potenciais clientes que se convertem em consumidores. Para calculá-lo, é necessário escolher um período a ser analisado (quinzenal, mensal, trimestral, etc.), dividir o número de vendas desse intervalo pelo número de leads e multiplicar o resultado por 100. Para facilitar veja a fórmula abaixo:
LCR = (Número de Vendas ÷ Número de Leads) x 100

Essa métrica mostra a efetividade das suas estratégias de Inbound Marketing focadas em nutrição e qualificação de leads.

Customer Lifetime Value (CLV)

O CLV é a métrica que informa o valor financeiro médio que um cliente traz para o seu negócio durante o tempo em que ele se mantém como consumidor. Esse indicador é um pouco mais complexo de ser calculado, porém basta seguir a fórmula abaixo:

CLV = Quantidade Média de Transações no Período x Ticket Médio x Ciclo Total de Vida do Cliente x % de Margem Bruta

Acompanhar o CLV permite que você entenda o valor real dos seus clientes e tome medidas para aumentar a retenção e o engajamento. 

Palavras-chave indexadas

Essa métrica refere-se ao número total de palavras-chave ou termos relevantes que são rastreados e indexados pelos mecanismos de busca, como o Google. Quanto mais palavras indexadas você tiver, maior será a probabilidade de o seu conteúdo aparecer nos resultados de pesquisa quando alguém fizer uma pesquisa relacionada.

Monitorar esse número ao longo do tempo pode ajudar você a determinar o progresso do seu esforço de otimização de sites com técnicas de SEO. 

Visualizações orgânicas

As visualizações orgânicas é uma métrica que mede o número de visitas que um determinado canal recebeu de forma gratuita. Ou seja, visitas que não são resultado de publicidade paga. O indicador é usado em sites, post blogs, publicações em redes sociais, entre outros. 

Como Inbound Marketing é uma abordagem que se baseia principalmente no tráfego orgânico como fonte de acesso, o indicador é fundamental para mensurar o alcance dos seus conteúdos. 

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A mensuração das métricas de Inbound Marketing é essencial para o sucesso das suas estratégias, pois permite que você tome decisões embasadas e faça ajustes necessários para melhorar os resultados.

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Em resumo

Qual a grande métrica do Inbound Marketing?

Dentre as métricas de Inbound Marketing, o Custo por lead (CPL) é a mais relevante, já que a geração de potenciais clientes é um dos principais objetivos da estratégia. Além disso, o monitoramento desse indicador é essencial para avaliar a eficiência das campanhas e dos recursos utilizados. 

Quais as métricas para avaliar os resultados do Inbound Marketing?

As métricas de Inbound Marketing são:
1. ROI (Retorno Sobre o Investimento);
2. Taxa de Conversão;
3. Custo por Visitante (CPV);
4. Custo por Lead (CPL);
5. Lead Conversion Rate (LCR);
6. Customer Lifetime Value (CLV).
7. Palavras-chave indexadas;
8. Visualizações orgânicas.

Quais são os 4 pilares do Inbound Marketing?

Os 4 pilares do Inbound Marketing são: atração de visitantes, conversão em leads, conversão em vendas e fidelização de clientes. 

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