Lead tracking: o que é e como ativar no seu site

Você já imaginou poder acompanhar todas as ações dos seus potenciais clientes, desde o início até o final da jornada de compra? Com a ajuda do lead tracking, isso é possível!

Essa função das ferramentas de automação de marketing permite personalizar a abordagem e ter uma relação mais próxima com os leads. Ao mesmo tempo, favorece a obtenção de dados relevantes para uma tomada de decisão mais estratégica.

Achou interessante? Neste post, vamos explicar melhor como o rastreamento de leads funciona, suas vantagens e como ativar e usar no seu site. Vem com a gente!

O que é lead tracking?

O lead tracking é um recurso de automação de marketing que monitora as ações de um usuário no site da sua empresa. Assim, você identifica todas as suas interações de forma cronológica, considerando desde o primeiro acesso até se tornar cliente.

Essa função também é conhecida como rastreamento, monitoramento ou trackeamento de leads. De toda forma, você consegue identificar os interesses dos usuários, conhecer mais sobre suas dores e necessidades, e personalizar a abordagem.

Na prática, as tomadas de decisão são baseadas em dados, efetivando uma gestão mais bem direcionada. Isso porque você descobre vários aspectos importantes do potencial cliente, como:

  • assuntos de maior interesse;
  • e-mails abertos pelo lead;
  • links acessados nas comunicações;
  • conversões realizadas depois da primeira ação.

Dessa forma, o lead tracking permite aprimorar a experiência do cliente, especialmente quando esse monitoramento é feito da forma adequada

Como funciona o lead tracking?

O lead tracking funciona a partir da instalação de um código de acompanhamento nas páginas de um site. A partir disso, todas as interações dos usuários serão monitoradas e apresentadas em ordem cronológica.

Assim, as ações adotadas durante a jornada de compra ficam claras para a sua equipe de marketing, o que permite tomar decisões mais estratégicas e acertadas.

Com esse monitoramento de leads, todas as páginas acessadas por um visitante são inseridas em uma lista gerada pelo software de automação. Dessa forma, a estratégia de marketing digital é aplicada de forma mais eficiente.

Afinal, vários tipos de interações do lead podem ser analisadas pelo método de trackeamento, incluindo: 

  • campanhas de e-mail marketing.
  • interações com conteúdos do site;
  • desempenho da Landing Pages;
  • reativação em lista de e-mails;
  • acompanhamento do Funil de Vendas do cliente;
  • resultados do fluxos de nutrição;
  • notificações.

Quais são as vantagens do lead tracking?

A principal vantagem do lead tracking é trazer mais clareza sobre a jornada de compra da persona. Ao ter uma visão detalhada do trajeto percorrido pelo cliente, a empresa identifica as melhores oportunidades de negócio e escala os seus resultados. Essa abordagem resulta em uma série de benefícios ao seu negócio: 

  1. melhoria da compreensão da etapa da jornada de compra em que o lead está;
  2. segmentação mais acertada dos leads;
  3. precisão na abordagem de vendas, com ações mais específicas;
  4. personalização de ofertas;
  5. aceleração do crescimento previsível do negócio;
  6. aumento dos esforços em leads quentes;
  7. clareza na análise da jornada de compra;
  8. redução do ciclo de vendas devido à abordagem mais precisa;
  9. aperfeiçoamento do discurso de vendas;
  10. personalização do atendimento.

Como ativar e usar o lead tracking no seu site?

Para ativar e usar o lead tracking, insira o código de monitoramento nas principais páginas do seu site e acione o recurso no software de automação. O importante é escolher as URLs mais interessantes para o negócio, que podem ser:

  • página inicial;
  • páginas de produtos;
  • páginas do blog;
  • páginas de formulários de contato;
  • Landing Pages.

Assim que o código for inserido nas páginas e ativado no sistema, o trackeamento de leads começa a acontecer. Lembrando que o funcionamento específico depende do software de automação utilizado.

A partir disso, os dados podem ser acessados em uma tela para servirem de base para a estruturação da estratégia de marketing. Dessa forma, o lead tracking pode se tornar um pilar importante das ações tomadas pela sua empresa, melhorando a experiência e aumentando a satisfação dos seus clientes.

Gostou de saber mais sobre o monitoramento de leads e quer ver outras dicas úteis? Então, siga as redes sociais da GMZ.MOKE: Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e Twitter.

Em resumo

O que é o lead tracking?

O lead tracking é o monitoramento das ações de usuários em um site. Esse recurso de automação de marketing apresenta todas as interações desde a primeira visita até a conversão em vendas.

Como fazer o trackeamento de leads?

1. Delimite metas de receita e geração de leads.
2. Use um software para rastrear os potenciais clientes.
3. Defina campos específicos e personalize o sistema.
4. Saiba como os leads encontraram o site da sua empresa.

O que é traquear no marketing digital?

Traquear no marketing digital é o ato de rastrear as visitas a sites e páginas de uma empresa para entender o comportamento dos usuários. Isso permite criar estratégias mais acertadas, otimizar a experiência do cliente e aumentar sua satisfação e os resultados do negócio.

estamos prontos para te atender

Vamos fazer negócio

Potencialize sua presença online! Descubra como a GMZ
pode impulsionar o seu negócio para o sucesso digital.